Como devo chamar o filho da minha madrinha?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

O filho de sua madrinha não tem grau parentesco direto com você, mas convenção e padrão da sociedade pode considerar o mesmo como primo. Mas deve-se atentar que para o filho da sua madrinha ser um primo legítimo seu, sua madrinha deveria ser irmã de seu pai ou de sua mãe.

Posso ter mais de um afilhado? Sim! Você pode ter quantos afilhados quiser, desde que consiga dar atenção a todos eles.

Queridos amigos, escolhemos vocês para serem os padrinhos do nosso filho(a) no batismo. Será uma honra contar com a presença e a bênção de pessoas tão especiais em um momento tão importante para nós. Aceitam esse convite com muito amor e carinho? Sabemos o quanto vocês são importantes para nós e para o nosso filho(a).

No Brasil, os primos são denominados por graus, por exemplo, o filho do primo é denominado primo-sobrinho, logo o primo do pai é o primo-tio, por tanto os dois filhos de dois primos são primos de terceiro grau.

Primo em segundo grau : a) primo do pai ou da mãe de um indivíduo em relação a este; b) filho de primo ou prima do pai ou da mãe de um indivíduo, em relação a este. Primo em terceiro grau : filho de um primo em segundo grau de um indivíduo em relação a este.

Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Significado de Afilhado
[Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.

Padrinhos de consagração é uma particularidade do Brasil e o número é igual aos de batismo. Portanto, pode haver um padrinho e uma madrinha, como só um dos dois.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.

Madrinha de Batismo ou Madrinha de Consagração? A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança.

O que é Dinda:
De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

O compadre de um indivíduo é o padrinho de seu filho. Também se chama compadre ao pai do afilhado de um sujeito.

nove meses

Quando entregar o convite e presentear os padrinhos? O ideal é que a entrega do convite para os padrinhos e madrinhas aconteça de seis a nove meses antes do casamento. A ideia é que eles saibam dos detalhes antes dos convidados e tenham mais tempo para se planejar com o traje, presente, salão, entre outros detalhes.

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

sobrinho-neto - filho do sobrinho ou da sobrinha… primo - pessoa em relação aos filhos de seu tio ou de sua tia ou aos respectivos descendentes… sobrinho - filho de irmão ou irmã, ou de cunhado ou cunhada…

Neto da tia ou do tio; primo-sobrinho primeiro.

segundogénito - Dicionário Online Priberam de Português.

Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

O casamento entre primos é permitido por lei na maior parte da Europa, América, Austrália e em partes da África e da Ásia. É permitido no Brasil, onde a proibição do casamento entre parentes vai até parentes de terceiro grau - e primos são considerados colaterais em quarto grau.

No Brasil, estima-se que 2% a 3% dos casais tenha algum tipo de parentesco. Geralmente entre primos de e 2º grau. É importante que a gente possa expressar isso porque não há nenhuma proibição e nada que seja errado.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).