Como devemos tratar os avós?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

É por isso que devemos cuidar dos nossos avós e dedicar tempo a eles em nossas vidas para compartilhar momentos com eles.
...
1. - Cuidar deles em casa

  1. Aceite ajuda. ...
  2. Defina claramente os limites. ...
  3. Faça adequações na sua casa para cuidar de seus avós. ...
  4. Oriente seus familiares. ...
  5. Prepare-se.

Inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso é dos filhos. Havendo mais de um filho, a obrigação é proporcional. Se não houver filhos, ou estes não tiverem condições / disponibilidade para cuidar do idoso, chama-se os netos. Se os netos estiverem indisponíveis, chama-se os irmãos do idoso.

Quais são os Direitos da avó materna e Direito dos avós paternos? O direito de visita estende-se a qualquer dos avós, dando o benefício de direitos da avó materna, após análise de critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente, normalmente solicitado por meio de regulamentação de visitas avós.

Nesses casos, a base para uma boa relação entre todos os familiares baseia-se no diálogo sincero e na conversa. Os limites variam de acordo com cada caso e eles devem ser definidos em conjunto. Os conflitos podem não acontecer somente no nascimento do bebê, com a tomada das primeiras decisões.

Respeito e honra
Esse respeito deve vir dos pais, que, através do exemplo, são capazes de ensinar sobre honra e admiração pela história dos mais velhos. Por isso não se pode desperdiçar a oportunidade de que os netos se relacionem com seus avós.

Uma fonte de bem-estar e amor incondicional. Cúmplices de brincadeiras, árbitros entre pais e filhos, companheiros de diversão, conselheiros sábios e os melhores para preparar lanches. Tudo isso são os avós, ou a maioria deles, então eles são uma parte vital da infância. Inclusive, esse vínculo foi tema de pesquisas.

Objetos, roupas, calçados, plantinhas ou bebidas. Para acertar no presente para avó basta colocar muitos momentos juntos e boas lembranças no momento da escolha que tudo flui.

Ser avó é agradecer a Deus pela Vida, ser avô é continuar sendo uma referência na família. Ser avô é ter a certeza que não se trabalhou em vão, ser avó é desfrutar do carinho de uma criança. Ser avó é ver no neto alguém que pode ajuda-la, ser avô é sentir sua vida multiplicada.

Os pais que não se incomodam com seus próprios filhos certamente não vão sair do caminho deles para os netos. Mas tudo o que podemos fazer é tentar ver as pessoas como elas são e ajustar nossas expectativas de acordo. E, em alguns casos, isso significa simplesmente não ter expectativas.”

O versículo diz que os filhos dos filhos são coroa para os avós. Um presente, um sinal de que a criação de seus filhos deu certo. Mais uma graça, uma bênção do Senhor sobre a vida daqueles que, realmente, são coroa para os netos.

“Quanta sabedoria tem o olhar dos avós, quanta generosidade têm seus sorrisos, que aconchego têm seus abraços”.

Os avós são um elo importante para a história da família, compartilhando lembranças e momentos com a nova geração. Essa convivência ajuda a criar a identidade familiar e uma sensação de pertencimento, sentimento importante para o desenvolvimento emocional da criançada.

A Lei prescreve como crime, em seu artigo 98, "abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado". A pena prescrita para essa conduta é de detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.

A ideia de que apenas os filhos devem receber cuidados nas relações com os pais é limitada, segundo especialistas. Previsto na Constituição Federal de 1988, o cuidado dos filhos com pais, quando idosos, vai além de um dever ético ou moral e se impõe como uma obrigação cidadã.

Sim, isso é possível. Essa decisão já foi concedida recentemente pela justiça de Goiás, à uma avó paterna e para outro casal de avós, que conseguiram a regularização e o direito legal de manterem os menores sob os seus cuidados.

Apesar de a prioridade da criação dos filhos ser sempre dos pais, quando algum dos direitos previstos na Constituição é negligenciado ou quando a criança sofre abuso, maus-tratos ou até abandono, os avós podem solicitar sua guarda. Assim, pode ocorrer a suspensão, a perda ou a extinção do poder familiar dos pais.

Tenha firmeza
É importante se impor e ser firme com a pessoa intrometida. Imponha limites de maneira educada, mostrando que tipos de comportamento e intrusão são consideradas aceitáveis e o que não é. Utilize palavras suaves e argumentos sólidos para posicionar-se de forma direta.

Significado de espótica: Pessoa intrometida, entrona, que se mostra.

SubstantivoEditar
avó materna: mãe da mãe. avó paterna: mãe do pai.

Dados semelhantes foram expressos por Lopes, Neri e Park (2005) sobre os aspectos positivos da situação de assumir o papel de pai ou mãe dos netos: sentimentos de renovação pessoal, oportunidade de ter companhia e gratificação por estarem provendo uma nova geração com cuidados e ensinamentos.