Como devemos temer a Deus?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Ter a devida reverência e admiração por Ele, então fazemos o que for necessário de nós para servi-Lo. (Salmo 89: 7; Hebreus 12: 28-29) Estar diante de Seu rosto em tudo que fazemos para agradar a Ele, sem nos permitir sermos influenciados por querer a boa opinião das pessoas.

É o temor do Senhor, o qual prolonga nossos dias. Muitas pessoas pensam que o temor é ter medo de Deus, é se esconder dEle, como se Ele fosse um “carrasco” que vai sair correndo atrás delas, mas não é nada disso. O temor do Senhor é o respeito para com Ele.

Ter temor de Deus é respeitar o poder e a santidade de Deus.
A pessoa que não teme a Deus não se preocupa em fazer o bem. Mas Deus castiga o pecado. Quem teme a Deus evita o castigo. Mas Deus também perdoa quem se arrepende e se volta para ele.

Que sente medo ou temor; que dedica um respeito profundo ou expressa obediência em relação a algo ou alguém. Temente a Deus.

É melhor ser pobre e temer a Deus, o SENHOR, do que ser rico e infeliz.

Quem teme o Senhor tem respeito por ele e não o quer desagradar. Por isso, o temor do Senhor leva a uma vida correta, de obediência a Deus. O temor do Senhor nos ajuda a evitar muitos erros. As regras de Deus nos protegem do pecado e suas consequências.

O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.

Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.

não tenha medo, pois sou o seu Deus. com a minha mão direita vitoriosa. Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

- Medo, significa: “pânico”, “susto”, “temor”; já temor, significa: “respeito”, “reverencia”, “adoração”; - O temor de Deus se aprende (Sl 33. 12); já o medo, não tem necessidade de ser aprendido, pois a natureza se encarrega de infundi-lo em nós.

Isaías 41.10 – não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Quando não tememos a Deus, estamos expostos a pecarmos contra Deus com palavra e ação. Isso entristece o coração de Deus e nos traz consequências ruins. Quem teme e se arrepende dos seus erros, encontra perdão e alívio. Já quem não teme a Deus acaba caindo no abismo do pecado.

O Que Significa “O Temor do Senhor é o Princípio da Sabedoria”? Dizer que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria significa que a reverência a Deus é fundamental para que alguém tenha verdadeiramente conhecimento. Esse temor é a própria fonte da sabedoria.

Provérbios 14:26 Aquele que teme ao SENHOR é abençoado com todo amparo e segurança, força e refúgio também para seus filhos.

Temer a Deus é:
Ter a devida reverência e admiração por Ele, então fazemos o que for necessário de nós para servi-Lo. (Salmo 89: 7; Hebreus 12: 28-29) Estar diante de Seu rosto em tudo que fazemos para agradar a Ele, sem nos permitir sermos influenciados por querer a boa opinião das pessoas.

Todo homem de Deus prospera em todas as áreas da vida, porque sua vida é dirigida pelo Senhor que o guia e orienta pelos caminhos que deve andar. Você precisa ser um homem de Deus. O senhor o criou para isso. Ele tem um grande propósito em sua vida.