Como devemos participar da Santa Missa?

Perguntado por: eboaventura4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Na Missa, deve-se guardar nos momentos próprios, o silêncio sagrado como parte da celebração, em que, no ato penitencial e ao convite à oração, o silêncio destina-se ao recolhimento interior; nas leituras e homilia, o silêncio é para uma breve meditação sobre o que se ouviu; e depois da comunhão, o silêncio favorece a ...

É ir para a Missa e responder ou não, cantar ou não, Comungar ou não, mas ficar a pensar noutra coisa ou simplesmente sentindo prazer estético, reparando se a casula do padre tem furos de traça ou deliciando-se a música, etc., sem unir o sacrifício individual ao de Cristo na Cruz.

A Santa Missa é a reprodução do sacrifício de Cristo que celebramos na Páscoa. É a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É a celebração eucarística por excelência.

Não levantar durante a apresentação dos dons; Não sentar durante a Consagração; Não fazer somente uma fila de Comunhão (a do padre); Não sair antes que a missa termine.

Há muitas maneiras de participar da Igreja, tanto nas reuniões dominicais como em outras funções, como chamados e comitês. Você é incentivado a frequentar, ser ativo e procurar oportunidades de compartilhar seus talentos e suas habilidades servindo em sua ala e estaca.

Além disso, quando recebemos a palavra de Deus na Casa do Pai, podemos sentir, constantemente, a presença do Espírito Santo, irrompendo, imprevisível e generoso, com a riqueza dos seus dons. Para nossa alma e espírito, a palavra de Deus, sobretudo na casa dEle é o alimento nutrido que necessitamos.

A de cabeça deve ser feita durante a Celebração Eucarística, quando se pronunciam os nomes das três Pessoas Divinas (Pai, Filho e Espírito Santo), de Jesus, da Virgem Santa Maria e do santo cuja honra for celebrada na Missa. Já a inclinação de corpo é feita quando a pessoa passa diante do altar.

Não mastigue chiclete ou bala (em nenhum momento da Missa). Vá rezando em silêncio, sem olhar a roupa dos outros. Ao chegar diante do sacerdote, você escolhe: ... Não chegar atrasado; · Não entrar na igreja sem saudar o Senhor; · Não ter preguiça de fazer a reverência ou a genuflexão; · Não usar roupas ...

A missa é presidida por uma só pessoa (presbítero ou bispo). Nos casos em que há outros presbíteros ou bispos presentes, a forma mais comum de estes participarem na missa é a concelebração.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nós, cristãos, vamos à Missa aos domingos para encontrar o Senhor Ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por Ele, ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim tornar-nos Igreja, isto é, seu Corpo místico vivo no mundo”. No encontro com Jesus Eucarístico é possível encontrar a paz no coração.

Ao participarmos da Missa dominical, atestamos a nossa comunhão na fé e na caridade; damos testemunho da santidade de Deus e da nossa esperança na salvação; e reconfortamo-nos mutuamente, sob a ação do Espírito Santo.

5- Cada Missa irá convosco ao Julgamento e implorará por perdão para vós. 6- A cada Missa tendes diminuída a punição temporal devida a vossos pecados, mais ou menos, de acordo com vosso fervor. 7- Assistindo devotamente à Santa Missa, rendeis a maior homenagem possível à Sagrada Humanidade de Nosso Senhor.

Não é aconselhável rezar em voz alta quando o padre levanta a hóstia. O ideal é rezar em silêncio, pois é o momento de cada um com Cristo.