Como devemos chamar o presidente da República?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.

Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição.

O juiz sentenciante também dispôs que "'doutor' não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento".

Uso correto do qual
Esta é a casa na qual morei. Esta é a casa em que morei. Quem mora, mora EM algum lugar. Portanto, o uso está correto.

No mais alto grau, com primazia sobre todos. Forma de tratamento directo formal, nomeadamente em correspondência (ex.: vimos por este meio comunicar a Vossa Excelência o nosso profundo pesar) [Abreviatura: V. ª Ex. ª].

ex·ce·lên·ci·a |eis| ou |es| 1. Qualidade do que é excelente.

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o Presidente da República, senadores, ministros de Estado, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, embaixadores e cônsules.

Autoridades civis
Exa) – Vocativo: Excelentíssimo Senhor + cargo; Demais autoridades: Vossa Senhoria (V.Sa) – Senhor + cargo.

A segunda-dama é um título usado em referência à esposa de um vice-presidente, um vice-governador ou um vice-prefeito, denominado em relação ao título da primeira-dama, a esposa de um presidente, um governador ou um prefeito.

«[Vossa Excelência] é abreviado, na escrita, em V. Ex. ª/VV. Ex.

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral. Vossa Onipotência - Usado em tratamento formal a Deus. Não se utiliza a forma abreviada.

1 seu, dela, da senhora, de você, dele, do senhor, deles, delas, de vocês, dos senhores, das senhoras, vosso, vossos, vossas.

Apesar de haver um costume de se chamar pessoas formadas em Odontologia vulgo, dentistas de "doutor", não há nenhum decreto ou norma que determine isso.

É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações. Portanto, recomenda-se chamar de doutor apenas quem tem doutorado.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

RESOLVE: Art. 1º Autorizar aos Enfermeiros, contemplados pelo art. 6º, incisos I, II, III, IV, da Lei 7.498/86, o uso do título de Doutor.