Como devemos analisar os fatos antes de divulgar a outras pessoas o que é preciso considerar antes de repassar uma informação?

Perguntado por: ehilario2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

2) São aspectos que devem ser considerados antes do compartilhamento de uma informação:

  1. Verificar a fonte.
  2. Verificar se a notícia está na grande mídia.
  3. Verificar se existe algum autor.
  4. Verificar se o título não é chamativo demais.

Objetividade, imparcialidade e equilíbrio nas coberturas jornalísticas foram pontos frequentemente mencionados nos quatro países como valores que se associam ao jornalismo confiável.

  1. 1.Sempre ler o conteúdo completo. Uma coisa muito comum nas fake news, é usar um título atraente, que chame atenção do leitor. ...
  2. Busque em mais de uma fonte. ...
  3. Fique de olho nas informações. ...
  4. Procure em sites de checagem e verificação de notícias. ...
  5. Na dúvida, não compartilhe.

5 dicas para sua segurança no compartilhamento de dados

  1. Não forneça dados muito pessoais em sites desconhecidos. ...
  2. Confira se o aplicativo de mensagem que você usa possuí criptografia. ...
  3. Tenha atenção ao usar Wi-Fi público. ...
  4. Seja cuidadoso ao usar os cookies. ...
  5. Crie senhas fortes e diferentes para cada conta.

Procure por informações relacionadas ao autor do conteúdo, nome da publicação em que está sendo veiculado e quem está relacionado à publicação, como instituições fundadoras e associações políticas. Se o texto não possui autoria, desconfie.

leg – são oficiais e os mais confiáveis; 2º – Procure o assunto em outras páginas – uma pesquisa rápida no Google ou em outro site de busca vai dar para saber se o assunto é mesmo verdadeiro. Se for, vai constar em sites de jornais e agências de notícias sérios.

Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação? Porque quem tem acesso a conteúdo de qualidade costuma tomar decisões mais acertadas na vida. Porque qualquer um pode ser vítima de informação falsa, principalmente nas correntes de WhatsApp e nas redes sociais.

Meios de comunicação em massa ou social: são aquelas ferramentas utilizadas para estabelecer a comunicação e a troca de informações com uma vasta quantidade de pessoas, até mesmo populações inteiras. Os principais exemplos são: rádio, televisão, jornal, revista e internet.

Para desenvolver um bom texto do gênero notícia, apresentamos o seguinte roteiro:

  1. 1) Definição da temática. ...
  2. 2) Pesquisa sobre o tema/acontecimento. ...
  3. 3) Conhecimento do público-alvo. ...
  4. 4) Elaboração de título e subtítulo. ...
  5. 5) Início do texto: a importância do lide. ...
  6. 6) Uso de elementos complementares.

Apresentamos, a seguir, alguns aspectos que auxiliam a qualidade da pesquisa e o uso de fontes confiáveis:

  • Dica 1 - Refinamento de palavras-chave. ...
  • Dica 2 - Envolvimento com o tema. ...
  • Dica 3 - Avaliação das fontes. ...
  • Dica 4 - Fontes com credibilidade.

As fontes mais confiáveis são as revistas científicas e a maior parte delas pode ser encontrada na internet e de forma gratuita. As revistas brasileiras possuem um sistema de avaliação, que se trata de uma espécie de índice de qualidade, chamado Qualis.

De uma maneira geral, o lide deve responder a seis perguntas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.

Todo e qualquer assunto ou acontecimento que seja de interesse coletivo, da sociedade como um todo, ou de algum segmento específico, pode se transformar em notícia. A notícia é a forma como estes assuntos/acontecimentos de interesse coletivo são apresentados pelos veículos de comunicação.

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

Seis cuidados para não expor informações importantes nas redes sociais

  • 1 – Guarde sua rotina. ...
  • 2- Não compartilhe dados do trabalho. ...
  • 3- Cuidado com o fundo das fotos. ...
  • 4- Cuide bem do seu endereço. ...
  • 5- Proteja seus momentos de lazer. ...
  • 6- Documentos são confidenciais.

Respeite a privacidade alheia:
não divulgue mensagens ou imagens copiadas do perfil de pessoas que restrinjam o acesso; seja cuidadoso ao falar sobre as ações, hábitos e rotina de outras pessoas; Se coloque no lugar do outro: tente imaginar como a outra pessoa se sentiria ao saber que aquilo está se tornando público.

Para ser confiável, uma informação deve ser objetiva e precisa. Informações objetivas não carregam propósito ou “pré-conceito” escondidos. A objetividade significa que não se inclina em relação a qualquer ponto de vista.

Ele vai analisar o conteúdo e dizer se a notícia é possivelmente verdadeira ou se pode ser falsa, sempre aconselhando a buscar por fontes confiáveis. Importante: Quando acabar uma consulta, é preciso enviar a palavra “Fake” para reiniciar o bot antes de colar o corpo de outra notícia para ser verificada.