Como devem ficar os dentes depois do aparelho?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Após a instalação, os dentes começam a se nivelar e se alinhar. Para concluir o nivelamento, em alguns casos, é recomendado fazer extrações dentárias ou melhorar o posicionamento dental com giros. Com essas mudanças na boca, é preciso que o ortodontista verifique, já nos primeiros dias, a sua reação ao aparelho.

Como fica o sorriso depois do aparelho? De fato, cada caso conta com suas particularidades. Mas, de um modo geral, podemos dizer que após o tratamento ortodôntico, os dentes ficam totalmente alinhados e prontos para exercerem suas funções básicas com eficiência.

Contenção. Após o fim do tratamento ortodôntico, os dentes acabam ficando em uma situação de adaptação e baixa estabilidade. Por conta disso, há a instalação de contenções ortodônticas inferiores e superiores, podendo ser fixas ou removíveis.

Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos. A seguir, veremos as razões para essa diferença de duração do tratamento.

A forma correta é ficar apoiada com suavidade no palato da boca, o famoso 'céu da boca'. A ponta da língua fica em contato com a chamada papila palatina e o restante se apoia na parte mais alta do céu da boca, isso quer dizer que ela fica curvada.

A colagem do aparelho ortodôntico não costuma ser indicada nos dentes sisos, pois eles apresentam anatomia diferenciada. No entanto, há casos em que o mau posicionamento deles pode influenciar na movimentação dos outros.

Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também. Bom dia.

6 fatos que você vai descobrir quando tirar o aparelho

  1. 1.Infelizmente, não acabou totalmente...
  2. Talvez você não pare de sorrir e faça novos amigos.
  3. 3.Você pode estranhar seu novo sorriso.
  4. 4.E é possível que seus dentes estejam manchados.
  5. Não, a higienização bucal não deve afrouxar.
  6. Fim das restrições alimentares!

O aparelho dentário, à medida que permite o alinhamento da arcada dentária, melhora a face do paciente, pois ajuda na suavização de linhas de expressão e manutenção da flacidez da pele e das proporções faciais.

É comum que os dentes fiquem moles por causa do aparelho, justamente porque eles precisam se mexer. Dentes rígidos não tem mobilidade, então, é normal sim.

No caso da gengiva crescendo com aparelho, a causa mais comum de hiperplasia é a inflamação. Ela acontece, sobretudo, por causa do acúmulo da placa bacteriana. Por sua vez, a placa se forma devido à má higiene bucal.

6ª Etapa (e última!): Contenção
Chegou o momento mais esperado: a retirada do aparelho ortodôntico! Porém, esteja atento. Isso não significa que o tratamento ortodôntico está finalizado. Agora, será necessário usar outro dispositivo, mais simples do que aqueles que movimentavam os dentes: o aparelho de contenção.

Finalização. Na fase final do tratamento, seus fios vão ficar grossos para que os movimentos sejam finalizados com precisão. Seu ortodontista pode precisar reposicionar alguns braquetes para terminar de corrigir seu sorriso. O resultado será um sorriso bonito e alinhado.

"O nosso corpo é um sistema dinâmico e em constante remodelação, tanto óssea (esquelética) como muscular. E por isso pode acontecer alguma movimentação dentária após o tratamento ortodôntico".

Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e Daniele explica que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.

Inflamações e acúmulo de bactérias
Como dito, o aparelho ortodôntico oferece maior risco ao surgimento de problemas que afetam a saúde bucal, como inflamações, acúmulo de bactérias, tártaro, cáries e gengivite, que ocorrem, principalmente, devido à má higienização da boca.

O aparelho é colocado na parte superior e inferior no mesmo dia? Tudo depende do seu caso. Não há incompatibilidade entre os dois procedimentos serem feitos no mesmo dia. Entretanto, geralmente os profissionais optam por colocá-los em dias diferentes para o próprio conforto do paciente.

Por outro lado, na mordida correta, os dentes, quando cerrados, devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada. Ou seja, os dentes superiores devem se encaixar com os dentes inferiores.

A mordida correta é aquela em que todos os dentes se encaixam. Quando isso acontece, é mais fácil manter o bom funcionamento de todas as funções realizadas pela boca,além, é claro, de deixar o sorriso esteticamente mais harmônico. Nela, os dentes superiores tocam os inferiores de forma alinhada.

Quando estamos em repouso (não estamos mastigando ou falando) devemos manter nossos dentes levemente desencostados, como se houvesse um “colchão de ar” entre eles. O bruxismo em vigília pode causar dores na face, como dores de cabeça, cansaço mandibular e até mesmo dor na articulação da mandíbula.

Especialistas indicam as correções a partir dos 7 anos – quando as crianças apresentam a chamada dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes) – mas em alguns casos isso pode mudar. Por isso a avaliação de um profissional é essencial para definir o planejamento adequado.