Como deve ser um treino de hipertrofia?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

De maneira geral, os treinos para hipertrofia são divididos por grupos musculares (treino para peito, treino para pernas etc.), por meio de exercícios feitos em séries (geralmente, três ou quatro), cada uma com um determinado número de repetições (de seis a doze).

O estudo indica que, realizar 5 séries por semana, pode ser o bastante para ter ganhos ótimos de força e tamanho muscular em homens TREINADOS (não foram vovozinhas sedentárias) durante um programa de treinamento resistido de 24 semanas.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

De acordo com as pesquisas, ficar entre 10-20 séries semanais parece ser uma zona ideal para quem treina buscando o crescimento muscular. A minha dica é: comece com o mínimo de séries possível e vá aumentando aos poucos a intensidade dos exercícios utilizando mais carga ou exercícios com o peso do corpo mais difíceis.

Quantas horas de treino por dia para ganhar massa muscular? O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.

O mais recomendável é começar pelo aeróbio e depois fazer a musculação, mesmo para quem busca hipertrofia. De acordo com o professor, em 2013, pesquisadores suecos investigaram o aumento de massa muscular em dois grupos: um que realizava somente a musculação e outro que realizava aeróbico e a musculação.

Intermediárias = de 3 a 4 séries por exercícios; c. Avançada = mais de 5 séries. De acordo com Baechle e Groves (2000) e Fleck et al (1999), existe alguma controvérsia quanto ao fato de séries múltiplas (2 ou mais) serem melhores do que séries únicas, para desenvolver força, hipertrofia e/ou resistência muscular.

A ideia da divisão é fazer um dia a parte anterior (parte da frente) do corpo, como: peitoral, ombro, bíceps, abdômen e coxa. Já no outro, você deve treinar a parte de trás: costas, tríceps, lombar, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.

A maneira mais simples de calcular o volume é multiplicar o número de repetições realizadas em um período específico de tempo de treinamento, tal como uma semana ou um mês pela carga levantada.

panturrilhas

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver.

“Precisamos entender o que gera a hipertrofia (aumento do tamanho do músculo). Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra.

Uma dieta estratégica para ajudar na hipertrofia muscular resume-se em consumir mais calorias do que se gasta. Também é importante ingerir gorduras boas e aumentar o consumo de proteínas. Além disso, é de grande relevância deixar os maus hábitos alimentares de lado.

Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

O número de repetições por série depende de cada exercício e do objetivo de treino. Por exemplo, muita gente consegue fazer 30 – 60 repetições de polichinelo, mas não 30 – 60 repetições de flexão de braço. Se quiser ganhar massa muscular, fique entre 6 – 12 repetições.

- Hipertrofia: deve-se usar entre 67% e 85% da 1RM, De acordo com esse exemplo, seriam entre 67 kg e 85 kg. - Ganho de resistência muscular: para esse objetivo, a carga deverá ser igual ou menor a 67% do 1RM, o equivaleria a 67 kg ou menos, possibilitando um maior número de repetições.

O personal trainer Caio Signoretti, especialista em musculação, explica que a melhor forma de ganhar massa é através da intensidade, seja pelas altas cargas ou pelo alto número de repetições, treinando até a fadiga muscular.

Como montar um treino de hipertrofia e emagrecimento? A ficha prescrita para poder hipertrofiar e emagrecer ao mesmo tempo é: treinar os músculos antagônicos em dois dias seguidos e depois tirar um dia de folga, mantendo os exercícios de alta intensidade (HIIT) durante meia hora em 6 ou 7 dias na semana.

Treino de força e hipertrofia são muito diferentes! Enquanto o primeiro é realizado com o objetivo de deixar o corpo mais forte e envolve bastante peso (mesmo que seja o corporal), o segundo serve para construção da massa muscular e, mais do que peso, envolve repetições.