Como deve ser o título de uma resenha?

Perguntado por: igil9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O título da resenha deve estar centralizado, em tamanho doze, em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas. Ao final do texto do título não deve ser colocado ponto final. Abaixo do título, insira seu nome, instituição e e-mail, tamanho 10, em letra itálico e texto centralizado.

Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. Filme: após apresentar o nome e o diretor da obra cinematográfica, faça levantamentos do tema abordado sem narrar os acontecimentos.

No caso de ser uma resenha crítica acadêmica é obrigatório citar a obra nas normas da ABNT e isso deve estar antes da introdução. Nas normas da ABNT, as citações das obras é feita da seguinte maneira: sobrenome e nome do autor, título da obra, edição, local, editora e ano da publicação. Exemplo: BOSI, Alfredo.

Significado de Resenha
substantivo feminino Descrição resumida e breve de um livro ou de um texto; recensão.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra. Por fim, na conclusão, você deve dar sua opinião de forma mais direta.

A resenha é uma modalidade textual em que o autor (resenhista) descreve ou emite opinião sobre um determinado filme, álbum musical, romance e demais produções culturais. Ela tem como objetivo influenciar o seu leitor a acessar o material ou a evitá-lo.

O resumo informativo é a condensação de informação e de dados qualitativos e quantitativos de uma obra. É um dos formatos empregados nos textos acadêmicos. Já a resenha apresenta as principais informações, uma profunda descrição da obra de forma mais detalhada.

A resenha NÃO É um resumo
Assim, quem o escreve não acrescenta nada novo, bem como não opina acerca do seu conteúdo. O objetivo da resenha não é descrever o conteúdo de forma resumida, mas dar a conhecer ao leitor a proposta apresentada pelo texto, influenciando assim a sua escolha.

A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, você não deve marcar as partes através de quebras com títulos e subtítulos. A resenha deve ser um texto corrido, sem quebras.

Isso significa que o objetivo do resumo não é o mesmo da resenha. Nesse sentido, o resumo descreve os acontecimentos de determinada obra, sem apresentar grandes detalhes. Já a resenha, embora também aborde o assunto tratado pela obra analisada, não foca na descrição dos acontecimentos.

O cabeçalho do texto deve ser configurado em 1 cm e o rodapé em 0,5 cm, isso faz com que haja um maior aproveitamento da página. O título da resenha deve estar centralizado, em tamanho doze, em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas. Ao final do texto do título não deve ser colocado ponto final.

Por tais normas (ABNT), uma resenha pode ter de três a cinco páginas, para os modelos universitários, sem referências bibliográficas (pode usar o recurso da nota de rodapé para citar os autores) e sem anexos.

Defina o tipo de resenha que deseja fazer
Nesse momento, é importante entender qual tipo de texto você pretende escrever: descritivo, crítico ou científico.

Pode-se falar em pelo menos três tipos de resenhas:

  • resenha descritiva;
  • resenha crítica;
  • resenha científica.

Veja agora o passo a passo para construir uma resenha crítica

  1. 1 - Anote pontos importantes. ...
  2. 2- Pesquise sobre a obra. ...
  3. 3- Desenvolva uma linha de raciocínio. ...
  4. 4- Comece sua introdução. ...
  5. 5 - Vamos ao desenvolvimento. ...
  6. 6 - Enfim, a conclusão.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Para elaborar uma boa resenha crítica, é importante ler e anotar os principais aspectos do produto a ser analisado; levantar os argumentos possíveis em defesa de um ponto de vista; elaborar uma boa introdução pensando nas pessoas que não conhecem a obra; deixar de maneira clara as suas opiniões; e revisar o texto.

Continuar lendo Como se faz uma resenha?