Como deve ser o quarto de uma pessoa com rinite?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Camas e berços não devem ser justapostos à parede. Caso não seja possível, coloque-a junto à parede sem marcas de umidade ou a mais ensolarada. Evitar bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas, caixas de papelão ou qualquer outro local onde possam ser formadas colônias de ácaros no quarto de dormir.

Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadas. Recomendam-se pisos laváveis, como cerâmica, vinil e madeira; Cortinas devem ser do tipo persiana ou de material que possa ser limpo com pano úmido; Combater mofo e umidade no quarto de dormir.

No caso do cobertor antialérgico você ainda tem o benefício de manter sua saúde em dia, evitando casos de rinite, por exemplo. Por isso, o ideal é que o cobertor antialérgico seja leve e 100% algodão.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal. O tempo seco desidrata a mucosa, desencadeando um processo inflamatório, que pode virar uma rinossinusite.

Em casa, os ambientes precisam ser arejados e limpos. Por isso, mesmo em dias frios, as janelas devem ficar abertas por um período, para que o ar circule. No quarto das crianças, evite o acúmulo de brinquedos, livros e outros objetos que juntam poeira, bem como carpetes e cortinas.

Como prevenir crises de rinite e sinusite durante o período de clima seco

  1. Evite a poeira. Os ácaros são um dos principais inimigos da saúde respiratória. ...
  2. Manter a hidratação em dia. ...
  3. Ter hábitos saudáveis. ...
  4. Colocar uma bacia de água no ambiente. ...
  5. Procurar atendimento médico.

evite acúmulo de caixas, objetos e ursos de pelúcia no quarto do alérgico. Cuidado com objetos embaixo da cama ou sobre os armários, pois aumenta a superfície para acúmulo de poeira doméstica e bolor.

Segundo especialistas, de fato, o ideal é que pessoas com rinite não tenham bichos de pelúcia, assim como cortinas e tapetes. Mas existem algumas estratégias. Uma delas é destruir as proteínas alergênicas do ácaro por meio do congelamento.

Evite tapetes e carpetes
Mas, se você tem um alérgico em casa, esses objetos de decoração são um grande problema! Por mais que você utilize o aspirador de pó, limpe com frequência, saiba que os tapetes e carpetes nunca serão realmente limpos por completo.

4) Um nariz bem hidratado é o carro-chefe contra a rinite
Além de fazer lavagem nasal, evitar a exposição ao ar-condicionado, que resseca o ar, e ingerir bastante líquido para ajudar a diluir o muco são outros cuidados que devem ser mantidos, segundo Takejima.

Se possível, use sabão neutro
De acordo com ela, quanto mais neutro o sabão (sem cor e sem cheiro), mais indicado para pessoas alérgicas ele é, porque não deixa as roupas com perfume, fator responsável por desencadear muitas crises.

Durante o tempo chuvoso, quem manda no pedaço são os ácaros e os fungos. São o frio e a chuva impondo o quarto de dormir fechado, e a escuridão e a umidade favorecendo a proliferação daqueles alérgenos. E tome espirros, coceira (nariz, olhos), coriza, obstrução nasal, sintomas característicos da rinite alérgica.

Mantenha colchões e travesseiros sempre limpos
Procure fazer uma boa escolha na hora de comprá-lo e invista em capas protetoras impermeáveis, que evitam o contato direto com eles e podem ser lavadas com frequência, diminuindo as crises alérgicas consideravelmente.

Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.

O ar-condicionado, por exemplo, provoca o ressecamento do ar, o que pode ser prejudicial às vítimas de asma e rinite.

Segundo Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do HospitaL Sírio-Libanês dormir com o ventilador ligado pode causar inflamações e ressecamento das vias aéreas por causa da poeira e da sujeira que estão no ambiente e são dissipadas pelo vento.

O ideal é, antes de mais nada, avaliar se a umidade relativa do ar está abaixo dos 30%. Quando nesse nível o uso do umidificador de ar pode sim ser bom para rinite. Já durante os meses de verão, quando chove mais, não há necessidade. De todo modo, mesmo no inverno, não abuse do recurso.

Se você sofre de algum tipo de alergia, como rinite ou sinusite, dormir com o ventilador ligado não é uma boa ideia. Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos.

Entretanto, o fator mais importante é a higiene ambiental, evitando e / ou diminuindo os estímulos que possam desencadear uma nova crise. Evite Friagem. Alguns exemplos: mudanças bruscas de temperatura; ar condicionado; pé descalço; geladeira; lavar cabelo tarde, se lavar seque imediatamente.