Como deve ser o quarto de quem tem rinite alérgica?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Dar preferência a pisos laváveis (cerâmica, vinil e madeira) e cortinas do tipo persianas ou de material que possa ser limpo com pano úmido. No caso de haver carpetes ou tapetes muito pesados, de difícil remoção, os mesmos devem ser aspirados se possível duas vezes por semana após terem sido deixados ventilar.

Os especialistas afirmam fortemente que as zonas à beira-mar são uma das melhores paisagens para viver se sofrer de algum tipo de alergia. Ao receber o ar proveniente do mar (onde não há plantas), o vento é completamente limpo e livre de alergénios. Zonas de alta montanha.

O ideal, em uma limpeza de ambiente onde há uma pessoa que sofre de rinite, é fazer a limpeza com aspirador de pó e depois com pano úmido para realmente tirar a poeira solta das superfícies e cantos. >> Saiba mais: Como escolher tapetes externos: dicas preciosas.

No caso do cobertor antialérgico você ainda tem o benefício de manter sua saúde em dia, evitando casos de rinite, por exemplo. Por isso, o ideal é que o cobertor antialérgico seja leve e 100% algodão.

Em casa, os ambientes precisam ser arejados e limpos. Por isso, mesmo em dias frios, as janelas devem ficar abertas por um período, para que o ar circule. No quarto das crianças, evite o acúmulo de brinquedos, livros e outros objetos que juntam poeira, bem como carpetes e cortinas.

Evitar animais de estimação em quartos e, especialmente, nas camas; Higienizar animais de estimação com frequência; Manter os filtros de ar-condicionado sempre limpos; Não fumar e não deixar que fumem dentro da casa.

Segundo especialistas, de fato, o ideal é que pessoas com rinite não tenham bichos de pelúcia, assim como cortinas e tapetes. Mas existem algumas estratégias. Uma delas é destruir as proteínas alergênicas do ácaro por meio do congelamento.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

O clima seco está mais associado à desidratação das células, o que leva a uma menor fluidez do muco nasal e menor potência de umidificação do ar inalado, aumentando a chance de aderência dos vírus e bactérias na mucosa da via aérea superior.

1. Evite produtos químicos com odores mais fortes, como a água sanitária. A opção é utilizar limpadores sem cheiro ou uma solução com partes iguais de água com vinagre de álcool branco, pois o odor dessa mistura não permanece no ambiente.

Esqueça os cobertores, tapetes e cortinas. Para quem tem asma ou rinite, menos é mais: menos móveis, menos objetos e, basicamente, menos coisas para limpar. Qualquer peça que acumule poeira pode provocar uma crise de espirros.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. Outra dica interessante é fazer uma leve inalação, também com soro fisiológico. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico.

O edredom também costuma ser recomendado por médicos alergistas. Produzido com algodão ou penas. Além de um cobertor adequado, é preciso prestar atenção na limpeza da roupa de cama para evitar crises alérgicas.

Evite amaciantes
Como esse produto geralmente tem bastante perfume, é indicado não usá-lo se você sofre com alergias.

Se você sofre de algum tipo de alergia, como rinite ou sinusite, dormir com o ventilador ligado não é uma boa ideia. Isso porque o vento pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias, desencadeando, assim, sintomas alérgicos.

Pessoas alérgicas, com rinite, asma, bronquite e com tendência para ter dermatite atópica (doença de pele crônica e inflamatória), estão mais sujeitas aos danos causados pelo uso do ventilador. Mas não apenas elas. Quem tem idade avançada, doenças cardíacas ou exames alterados precisa ter cuidado com choques térmicos.

Dicas para usar o Ventilador
Além do ambiente, é importante manter o ventilador sempre limpo com preferência por panos úmidos e não vassouras ou outros tipos de espanadores, evitando dissipar partículas alérgenas. Evite manter no ambiente tapetes, bichos de pelúcia e troque a roupa de cama constantemente.

nos sintomas da rinite? Você já testou para ver com.

“Por exemplo, alimentos derivados de farinha de trigo, do milho, da aveia, do centeio e da cevada podem conter partículas que, quando inaladas, causam ou intensificam os sintomas da rinite ou da asma”, comenta Cury.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas. Para isso, você pode usar travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.

A rinite alérgica é hereditária, ou seja, uma pessoa possui 50% de chance de desenvolvê-la se um dos pais for alérgico e 80% de chance caso ambos possuam a mesma alergia. Além disso, a rinite não é contagiosa.