Como deve ser o jejum que agrada a Deus?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Vou citar o básico, chamado jejum da Igreja, é aquele em que se toma o café da manhã e deixa-se de fazer uma refeição, a escolha de almoço ou jantar, substituindo a refeição escolhida por um lanche simples. O importante é não comer nada fora dessas refeições. O jejum que Deus quer é aquele que vem fruto da humildade.

Imagine jantar às 20h, ir dormir às 23h e tomar café às 8h, assim você já fez um jejum de 12h; se pular o café da manhã e só almoçar, você consegue um jejum de 16h. Pode ser muito simples. De modo geral recomenda-se esta prática no máximo 3 vezes na semana e de forma alternada.

Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes. Que na profundidade de minha alma permaneça a Tua graça e que através dela eu seja purificado!

Os Tipos de Jejum Bíblico

  • 1) Jejum parcial Abster-se apenas de alimentos sólidos. Neste caso a pessoa que jejua ingere apenas água. ...
  • 2) Jejum total Abster-se de alimentos líquidos e sólidos. ...
  • 3) Jejum parcial Abster-se apenas de alguns alimentos.

Quantos tipos de jejum existem na Bíblia?

  1. Jejum total. O jejum total é quando você não come nem bebe nada. ...
  2. Jejum com água. Esse é o tipo de jejum mais comum, em que você não come nada mas bebe água. ...
  3. Jejum parcial. ...
  4. Outros tipos de jejum.

Iniciemos nossos jejuns com uma oração. Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas.

O jejum associado à oração sincera pode ajudar você e outras pessoas a se prepararem para receber as bênçãos de Deus. O jejum é uma fonte de força espiritual. Por meio do jejum nós podemos nos sentir mais perto do Pai Celestial e fortalecer nosso testemunho.

O jejum pode ser visto como uma ferramenta de permissão para escutarmos os nossos corpos. A maioria das pessoas está comendo demais e pode ser libertador se dar conta de que você não precisa comer tanto assim. Você tem permissão de observar os sinais do seu corpo e agir de acordo com o que você precisa de verdade.

Reduza o consumo de alimentos e bebidas gradualmente por vários dias, ou mesmo semanas, antes do jejum. Do contrário, iniciar um jejum abruptamente será um choque para o seu corpo. Se seu corpo está acostumado ao reabastecimento regular, você pode ter dificuldade em manter os níveis de energia durante um jejum.

Salmo 41

primeiro dia do nosso tempo de jejum a palavra que nós partilhamos. que nós Oramos é um Salmo 41 que descreve para gente. um estado da alma de uma pessoa ferida. pela vida quase que tomada pela depressão o salmista diz minhas lágrimas se converteram em alimento para mim dia e noite mas o meu coração ainda.

Comece devagar. Você não precisa passar 24 horas seguidas sem comer logo de cara. Comece com um período de 12 horas de jejum para uma janela (período em que se come) também de 12 horas. Diminua a janela gradualmente.

Além disso, ao orarmos e jejuarmos, afastamo-nos das coisas do mundo e reconhecemos nossa dependência do Senhor. Desse modo, abrimos nosso coração para aprender e aceitar o desejo de Deus para conosco e com nossa família. A oração e o jejum também aumentam nossa habilidade de usar o sacerdócio com eficácia.

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias. Ficar mais tempo sem comer nem beber é muito perigoso para a saúde.

Na época do novo testamento, Jesus Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites em preparação para seu ministério (ver Mateus 4:1–4). Ele ensinou seus discípulos sobre o poder e a importância do jejum. Esse mandamento de jejuar continua em nossos dias.

O poder do jejum foi estudado pelos investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, que descobriram que fazer uma interrupção de apenas três dias na dieta alimentar pode regenerar todo o sistema imunitário. A fome induz as células indiferenciadas a produzirem novos glóbulos brancos para combater infeções.

Jejum da Igreja
O básico é que aquele que opte pela prática tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição (almoço ou jantar), substituindo a outra que não for feita por um lanche simples. “O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas refeições”.

10 a 12 horas

O jejum de 10 a 12 horas é provavelmente o mais comum, onde a pessoa passa até metade do dia sem comer (como das 21h às 9h da manhã do dia seguinte). A ideia é fazer três refeições saudáveis ao longo do dia, sendo uma boa proposta de jejum intermitente para iniciantes.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Durante o jejum é bom consumir bebidas que trazem bem-estar, como água de coco, chás de camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã, hibisco e carqueja. O café aumenta a ansiedade e a vontade de comer.

sim pode fazer bochecho pode escovar os dentes. porém cuidado para não engolir nada.