Como deve ser o jaleco do farmacêutico?

Perguntado por: bquarteira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os jalecos trazem detalhes em amarelo e a logo do Conselho no bolso junto com o nome do profissional. É uma forma de padronizar o jaleco, uma sugestão para os profissionais”, ressalta a presidente da Comissão, Kelle Slavec.

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.

“Os jalecos trazem detalhes em amarelo e a logo do Conselho no bolso junto com o nome do profissional.

Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.

Amarelo. A cor amarela simboliza alegria e otimismo, então, cursos mais voltados para a arte, como Música e Cinema, usam essa cor de faixa. Além disso, o amarelo também remete ao pensamento e à criatividade, então alguns cursos que exigem raciocínio usam essa cor, como Física, Bioquímica e Farmácia.

ter conhecimento, saber interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente. estabelecer critérios e supervisionar o processo de aquisição de medicamentos e demais produtos da farmácia/drogaria. ter domínio científico para fazer a avaliação de uma prescrição médica.

A tonalidade da roupa deve sempre ser de cor neutra e com tonalidades mais escuras, para não distrair o foco da conversa e passar mais confiança ao interlocutor. Além de saber fazer a escolha mais adequada para cada tipo de clima regional do país (se por acaso estiver muito calor, evitar roupas que sejam muito abertas.

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos quando o médico se inclinasse. Com a popularização do uso do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada para ficar mais acessível.

- Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.

Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);

Este tipo de reação que algumas pessoas têm frente a médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde tem nome: latrofobia ou iatrofobia - do grego "iatrós", que significa médico. Medo de médico, portanto. Ou, como é mais conhecida, a "síndrome do jaleco branco".

amarela

A cor da faixa de farmácia é amarela. Aprova o regulamento sobre os símbolos oficiais dos farmacêuticos.