Como deve ser o discurso do paraninfo?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

É o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece, preferencialmente, com uma frase de impacto, podendo ser um citação.

A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende. Não precisa ser, necessariamente, alguém do corpo docente.

Na colação de grau, há o momento em que o paraninfo realiza um discurso que possui muitos conselhos para os formandos no que diz respeito ao seu futuro profissional. Além disso, o paraninfo relembra os bons momentos vividos ao longo do curso, as dificuldades e os obstáculos que surgiram até a conquista do diploma.

Quem deve dar o anel de formatura? Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente dado pelos pais, namorado(a), cônjuge ou por qualquer outra pessoa que seja especial na vida do graduando.

O Paraninfo (a): é uma personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para os formandos. O paraninfo é aquele que dá nome à turma; o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, da profissão da turma. Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos.

Ao escrever os agradecimentos do convite de formatura é importante listar todas as pessoas importantes durante toda a caminhada do curso superior; estabelecer um critério para ganhar espaço e tempo; destacar uma frase que representa o formando; mencionar a superação e manter a naturalidade.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

As 7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso

  1. Citar outra pessoa. ...
  2. Aliás, não tenha medo de utilizar o humor. ...
  3. Conte uma história. ...
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante. ...
  5. Faça uma pergunta retórica. ...
  6. Cite estatísticas notáveis. ...
  7. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.

Os discursos devem ter, no máximo, cinco minutos (o que corresponde a duas páginas tamanho A4, fonte Arial tamanho 12 e espaçamento 1,5 entrelinhas).

O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial. Os professores homenageados costumam ser os docentes mais identificados com a turma, assim como o técnico-administrativo ou funcionário homenageado*.

DISCURSOS
São três os discursos obrigatórios em uma formatura: • Do orador (primeiro a discursar); Homenageados: patrono, paraninfo ou nome de turma (penúltimo a discursar); • Da Direção Geral (último a discursar).

Não leve presentes para a festa
É normal querer presentear o formando por ser um momento muito importante. Porém, o presente deve ser entregue na casa do formando, e não na festa. Além de ser uma gafe, alguém terá que carregar o presente durante toda a festa.

Definem-se o locutor, quem fala, e o alocutário, o outro para quem se fala, além da não pessoa “ele”, qualquer um ou qualquer coisa de que se fala no discurso.

PARANINFO – É o padrinho ou madrinha da turma. Recomendará os formandos perante a sociedade. Trata-se geralmente de um professor reconhecido pelo saber acadêmico e padrão de referência na área específica de conhecimento. ORADOR – Formando que fará uso da palavra na cerimonia de Colação de Grau.

O anel de formatura, no Brasil, é utilizado no dedo anelar esquerdo, que é ligado à simbologia do deus Sol, representando, dessa maneira, prosperidade, sucesso profissional e brilho. Como alianças e anéis de noivado também ocupam o dedo anelar, tem pessoas que preferem utilizá-lo no dedo médio.

Geralmente, as pessoas recebem o anel de formatura no próprio momento da colação de grau ou alguns dias antes. Alguns profissionais optam por usar o anel de maneira contínua, enquanto outros o reservam apenas para ocasiões especiais.

Safira Azul

Assim, a pedra do curso de pedagogia é a Safira Azul, que remete à criatividade e à sabedoria.

Atualmente, paraninfo quer dizer a pessoa – na grande maioria dos casos, um professor – que é escolhido para ser o padrinho da turma, ou seja, aquele que foi escolhido para ser homenageado de uma turma de formandos durante a cerimônia de colação de grau.

Quantos paraninfos e patronos cada turma pode ter? Na verdade, essas regras vão depender da universidade e do seu protocolo de colação de grau. No entanto, quando há muitos cursos em uma única cerimônia, o ideal é que cada grupo de formandos escolha apenas um paraninfo, um patrono e um professor homenageado.

Em geral, o paraninfo representa um professor que se destacou na vida dos alunos por saberes acadêmicos, conhecimentos específicos, ideias e apoios ao longo da graduação. A escolha do paraninfo também deve ser democrática, feita em votação, a fim de contemplar a vontade de maioria.

Quero abraços, palavras honestas com votos de sucesso, beijos e olhares sinceros. É exatamente isso que eu preciso hoje. Por isso, quero olhar para todas as pessoas e com meu coração agradecer a cada uma pelo que me ajudaram. Esta formatura não é só minha, mas de quem batalhou ao meu lado.