Como deve ser o atendimento prestado pela Ouvidoria?

Perguntado por: amesquita5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
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Artigo 9º - O atendimento prestado pela Ouvidoria deve ser gravado, quando realizado por telefone, e, quando realizado por meio de documento escrito ou por meio eletrônico, arquivada a respectiva documentação.

As ouvidorias públicas são instâncias de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública (Decreto nº 8.243, de ...

O que não é função de uma ouvidoria

  1. Participar de investigações formais ou desempenhar qualquer papel em um processo formal de resolução de problemas;
  2. Servir em qualquer outra função organizacional que comprometa a neutralidade da função de uma ouvidoria;
  3. Receber avisos legais em nome da organização.

A ouvidoria tem como função ser um canal de atendimento ao consumidor ou cidadão, na qual recebe reclamações, sugestões ou dúvidas sobre produtos ou serviços que podem ter sofrido alguma divergência.

O cargo é de grande importância para qualquer governo e até mesmo para instituições privadas, pois é o ouvidor, por meio da ouvidoria, que se torna o elo entre o cidadão e o governo. Por isso, no dia 16 de março, é celebrado o Dia do Ouvidor.

Primeiramente, é necessário escolher um Ouvidor. O profissional responsável pela Ouvidoria pode ter formação acadêmica em qualquer área, contanto que tenha alguma experiência na prevenção de conflitos ou no atendimento ao público.

O ouvidor tem o papel de entender os problemas dos profissionais de um negócio e direcioná-los para quem possa resolver de forma efetiva.

Quem pode utilizar este serviço? Qualquer pessoa, empresa, entidade da sociedade civil ou qualquer organização pode registrar manifestações de ouvidoria e receber respostas. Primeiro, é necessário se identificar. É possível fazê-lo de duas maneiras.

A remuneração variável de Ouvidor em Brasil é de R$ 20.400, variando entre R$ 562 e R$ 30.000. As estimativas de salários têm como base 96 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Ouvidor nessa localidade (Brasil).

No cargo de Assistente de Ouvidoria se inicia ganhando R$ 1.408,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.391,00. A média salarial para Assistente de Ouvidoria no Brasil é de R$ 1.822,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração.

Alguns requisitos importantes para o perfil do cargo de ouvidor: boa comunicação; experiência na prevenção e solução de conflitos; capacidade de liderança, articulação e mediação; coordenação de equipe; ser um profissional de confiança, justo, respeitado; ter credibilidade e outros.

Decreto nº 10.890, de 9 de dezembro de 2021
Altera o Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, e o Decreto nº 10.153, de 3 de dezembro de 2019, para dispor sobre a proteção ao denunciante de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta.

Ouvidora é o feminino de ouvidor.

O SAC é voltado para atender clientes que precisam solucionar dúvidas ou fazer reclamações. Já a ouvidoria é considerada o último canal onde o cliente deverá recorrer, sendo usada para solucionar casos que o SAC não conseguiu resolver, além de ser um canal para sugestões e elogios.