Como deve ser feito um estudo social no processo de guarda?
O foco do estudo social, feito pela assistente social do fórum, é ver como a criança está sendo cuidada pelos seus pais, seja pela análise do local de moradia, seja pela análise da saúde da criança através de entrevistas e visitas às casas das partes.
O que é analisado no Estudo Social?
O estudo social:
Têm a família como elemento central da análise que visa compreender os diversos vínculos e a estrutura das relações familiares vivenciadas pelos sujeitos, de modo a garantir a proteção de seus membros.
Quando o juiz determina Estudo Social?
Nos processos judiciais em que há acusações, por exemplo, de alienação parental, é solicitado o estudo psicossocial ou somente o social. O Estudo Social é um instrumento de competência do Assistente Social.
Quais perguntas são feitas na avaliação social?
Como regra, a avaliação social acontece no formato de uma entrevista, a qual será conduzida por um assistente social, quem fará perguntas relacionadas aos familiares, à situação financeira e aos tratamentos de saúde, por exemplo.
O que a assistente social pergunta na visita domiciliar?
Tem como objetivo principal conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no espaço institucional.
Como deve ser a escuta do assistente social?
Se a escuta especializada deve ter a “finalidade de proteção social e de provimento de cuidados” as profissionais da assistência social devem se ater ao preconizado nos objetivos dos serviços socioassistenciais, especialmente ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduo – PAEFI.
Quanto tempo demora um estudo social?
De modo geral, os prazos são de 30 dias CORRIDOS. Este é o prazo comumente seguido na prática nas seções técnicas de Serviço Social e de Psicologia.
Quem pode solicitar Estudo Social?
A depender de cada caso, o juiz ou o Ministério Público pode requerer a realização desse estudo com todo o núcleo familiar, se for necessário. Quando se fala em Direito de Família, cada caso deve ser avaliado de forma individual. Logo, a aplicabilidade do estudo psicossocial depende muito do caso concreto.
O que é Estudo Social em direito de família?
O estudo social é, assim, o instrumento utilizado para conhecer e analisar a situação vivida por determinado sujeito ou sujeitos sociais, sobre o qual faz-se necessário opinar.
Qual a importância do Estudo Social?
O Estudo Social é utilizado como urn instrumental técnico operativo inerente aos profissionais de Serviço Social, e, no caso dos assistentes sociais do judiciário, revela-se como um instrumental de grande importância, pois se destina a assessorar os magistrados em suas decisões.
O que é uma entrevista social?
A entrevista compreendida como instrumento mediador no processo do conhecimento, possibilita que o assistente social se aproxime da realidade de sua demanda, superando a aparência dos fenômenos e adquirindo maiores possibilidades interventivas diante das expressões da questão social.
Qual a diferença entre Perícia social e estudo social?
No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social, isto é, o juiz solicita e nomeia um perito, que é um profissional com conhecimento especializado na área – nesse caso, graduado em Serviço Social – para a realização da perícia social ...
O que é o relatório social?
O relatório social é um documento específico do Assistente Social gerado após coleta de dados referentes a sua intervenção em determinada situação ou expressão da questão social. Sua finalidade pode ser utilizada para a elaboração de um laudo ou parecer social.
O que não pode fazer um assistente social?
§ único - O assistente social não deve excusar-se sem justa causa, de prestar aos órgãos de classe qualquer colaboração solicitada no âmbito profissional. Art. 32° - É dever de todo assistente social representar, junto aos órgãos de classe, sobre assunto de interesse profissional geral ou pessoal e do bem comum.
Qual o valor do salário de um assistente social?
“O assistente social ainda não tem um salário unificado no Brasil”, diz o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG). Segundo ele, pesquisas na internet revelaram que a remuneração poderia variar de R$ 1.485 a R$ 3.586 em fevereiro de 2021.
Quanto tempo demora para sair o resultado da avaliação social?
1. Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias, após o protocolo do pedido de benefício, para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.
Como saber se passei na avaliação social?
O resultado da perícia médica do INSS não sair na hora, porém, é liberada no mesmo dia. O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada. A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número do INSS 135.
Quanto tempo dura uma visita domiciliar?
Não existe um tempo padrão indicado. Desta forma, uma visita cujo objetivo é simplesmente avisar a um paciente que deve comparecer ao Posto de Saúde para uma consulta médica pode levar 1 minuto.
O que acontece depois da visita da assistente social?
Depois da formação, é necessário que o profissional realiza o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).