Como deve ser feito o pagamento numa compra particular de um veículo?

Perguntado por: laparicio4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Se a documentação do carro que comprou estiver em dia, você precisará pagar apenas a taxa de transferência. Caso exista alguma pendência – como multas, IPVA, DPVAT ou licenciamento -, você terá de pagar por ela também. Se a placa do carro for de outra cidade que não a sua, será preciso pagar por um novo emplacamento.

Conforme estabelece Código de Defesa do Consumidor, mesmo sendo usado, o veículo possui garantia legal de 90 dias para problemas aparentes. Se não forem de fácil constatação, o consumidor terá também prazo de 90 dias para reclamação, contados a partir da data que eles forem verificados.

Como funciona a de crédito para veículos? A carta de crédito para veículos segue exatamente o mesmo padrão daquelas para outros tipos de bens. Sendo assim, ela é utilizada nas intermediações de compra e venda e possui o valor que te dará acesso ao veículo desejado.

Compra à vista
Há quem pague o automóvel com o cartão de crédito. Uma das vantagens é que o pagamento é feito na data de vencimento da fatura e não no ato da compra. Normalmente, pode ser feito parcelamento em até 12 vezes.

5 cuidados ao transferir o documento do carro

  1. Acerte o pagamento antes de transferir o documento do carro.
  2. Formalize todo o processo de compra e venda.
  3. Tire cópia dos documentos de venda.
  4. Preencha o CRV com atenção.
  5. Confira se o processo foi feito corretamente.

A responsabilidade por todo o processo de transferência de veículo é do comprador. Após a aquisição, ele tem 30 dias para regularizar a situação do carro. Portanto, quem deve pagar a taxa de transferência é quem compra.

Tanto o vendedor quanto o comprador precisam assinar o documento para que ele tenha validade. Após preencher o documento, o proprietário precisa fazer uma cópia autenticada e dar entrada em uma restrição administrativa. Isso pode ser feito em qualquer unidade de atendimento ao público do Detran.

Como fazer um contrato de compra e venda de veículos?

  1. Defina bem o objeto. ...
  2. Estabeleça preço e forma de pagamento. ...
  3. Esclareça a responsabilidade do vendedor. ...
  4. Defina um prazo para notificação de problemas. ...
  5. Entenda a transferência da propriedade. ...
  6. Peça documentos.

Consumidor pode devolver veículo defeituoso não reparado em até 30 dias.

Caso a loja não efetue o reparo em até 30 dias, o consumidor pode desistir da compra e exigir o dinheiro de volta, conforme o artigo 18, § 1º, II do CDC. O CDC estabelece a garantia legal de 90 dias e a possibilidade de desfazimento do negócio.

A obrigação da garantia
Não acredite quando um vendedor afirmar que a garantia é só de motor e câmbio, ele está errado! A garantia prevista legalmente é para todo o veículo, cobrindo qualquer peça nele existente, não somente motor e câmbio como muitas lojas e vendedores afirmam.

Como funciona o pagamento da carta de crédito? O pagamento da carta de crédito é definido no momento da contratação do consórcio. Você escolhe um bem, um valor e o total de prestações, dentro daquilo que é ofertado pela administradora.

Quanto tempo demora para liberação de carta de crédito? – O tempo de liberação do crédito ocorre a partir de 7 dias, em geral. Entretanto, esse é o prazo mínimo. Alguns consórcios levam até 60 dias para liberar o crédito.

Carta de crédito contemplada
Ou seja, o consorciado paga mensalmente, e ao final do período estipulado recebe a sua carta para realizar a sua compra.