Como deve ser feita a Translineação de palavras com hífen?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Na translineação, o hífen deverá ser escrito no fim da linha, antes da mudança das restantes sílabas da palavra para a outra linha. Caso seja uma palavra hifenizada e o fim da linha coincidir com o hífen, este deverá ser repetido no início da outra linha.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.

Na translineação de uma palavra composta ou de uma combinação de palavras em que há um hífen ou mais, se a partição coincide com o final de um dos elementos ou membros, deve, por clareza gráfica, repetir-se o hífen no início da linha imediata: ex- -alferes, serená- -los-emos ou serená-los- -emos, vice- -almirante.

Ao separar essa palavra entre duas linhas com o uso de hífen (-) você está fazendo uma translineação.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

Hifens, sem acento gráfico
Hifens é o plural mais utilizado da palavra hífen. Hifens é, também, uma palavra paroxítona, geralmente sem acentuação gráfica. A palavra no singular hífen e outras paroxítonas terminadas em -n são acentuadas graficamente para se poder distinguir de palavras oxítonas.

O hífen é sinal gráfico ( - ) empregado principalmente para unir elementos de palavras compostas, verbos a pronomes oblíquos, encadeamentos de palavras e para indicar partição de sílabas de um vocábulo. É sempre usado sem espaços antes ou depois.

Inclusão de hífen em palavras compostas quando o primeiro elemento termina com a mesma vogal com que se inicia o segundo elemento. Retirada do hífen em palavras que perderam a noção de formação por composição. Retirada do hífen em locuções substantivas, adjetivas, adverbiais etc.

Qual é o certo: dia-a-dia ou dia a dia? A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição.

A razão para as palavras que o consulente apresenta [hífen, hímen e sêmen] terminarem em n é etimológica. Estas palavras entraram tardiamente na língua portuguesa por via erudita, daí não terem sofrido praticamente alterações.

1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.

Regras de ortografia

  • Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
  • Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
  • Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
  • Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.

Uma das lições de acentuação que aprendemos determina: acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em n (mas não se fala em NS, veja bem). Então, você acentua hífen, pólen, gérmen, abdômen, elétron, nêutron, próton.

Quinta regra:
Quando a palavra já tem um hífen e este coincide com o fim da linha, repetimos o hífen no princípio da linha seguinte: deu-/-te; arco-da-/-velha; cor-de-/-rosa.