Como deve ser diálogo entre as pessoas?

Perguntado por: lalmada6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O diálogo entre as pessoas deve ser respeitoso, ser racional, deve ser visto sempre como a forma preferível de resolver disputas ou divergências e deve ser sempre o mais claro possível, de modo a evitar que a má comunicação atrapalhe a resolução.

Aprenda a manter um diálogo mesmo quando você não tem nada a...

  1. Não tente forçar nada. Algumas pessoas evitam puxar papo por achar que precisam ser interessantes o tempo todo. ...
  2. Questione sobre a vida da pessoa. ...
  3. Tópicos universais. ...
  4. Use a repetição. ...
  5. Compartilhe detalhes do seu cotidiano.

O espírito do diálogo é abertura, participação e aceitação das diferenças das pessoas. “Na discussão e no debate, defendemos e mantemos nossa posição usando de todos os argumentos que dispomos, dialogar é pensar junto com o interlocutor”, ressalta o psicoterapeuta e psiquiatra Humberto Mariotti.

Um bom diálogo pode resolver conflitos, evitar desentendimentos, expressar sentimentos. No ambiente pessoal, ele ajuda a unir as pessoas, a deixar claro qual a importância dos outros em nossas vidas e a evitar discussões.

São as frases diretas, em geral iniciadas por um travessão, que são proferidas pelas personagens de uma história. Exemplo: — É verdade que você vai à praia amanhã, Maria? — Sim, João.

Diálogos formais funcionam ocasionalmente, mas apenas com tipos mais específicos de histórias. Diálogos formais só funcionam em níveis óbvios e em um linguajar que ninguém use. Por exemplo: "Olá Joana, você parece triste hoje", disse Carlos. "Sim, Carlos, estou triste hoje.

Para que o diálogo, de fato, aconteça, é preciso ouvir do início ao fim, sem interromper, respeitar o outro, isto é, reconhecer que ele, assim como você, tem direito a ter uma opinião própria, ser transparente e estar realmente disposto e aberto ao diálogo.

É fundamental atinar-se que quando o dialogo acontece há a compreensão do outro sobre os seus pensamentos, o que torna claro o roteiro da própria vida, instigando o que cada um tem de melhor em sua alma, florescendo a emoção motivadora, gerando um impulso interno essencial para o desenvolver da inteligência e ...

A falta de comunicação gera brigas, falta de respeito e contribui significativamente para que o relacionamento vá ladeira abaixo. O silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença.

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.

Comunicar é tornar comum uma idéia. Dialogar é o processo de, através da comunicação, criar o estudo entre duas pessoas, de uma em relação à outra. Nesses termos, muitos se comunicam e poucos dialogam.

Como usar o travessão? O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.

Os diálogos são a representação do discurso direto e indicam a fala real dos personagens. Eles se diferem dos discurso indireto, quando o narrador expressa a fala dos personagens com suas próprias palavras. Os diálogos interrompem a narração.

O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.

Confira abaixo algumas dicas para criar diálogos realistas:

  1. Leia em voz alta.
  2. Escreva de acordo com o contexto.
  3. Mostre as diferenças entre os personagens.
  4. Use outras palavras além de “disse”
  5. Coloque mais ação.
  6. Não tenha medo de errar.
  7. Referências:

No Brasil, porém, o mais comum é usar aspas para expressar o pensamento da personagem. Uma exceção é quando há uma fala solta em um parágrafo do narrador, sem que essa fala desencadeie um diálogo. Nesse caso, o mais indicado é mesmo o uso de aspas ou mesmo não usar nem as aspas, como no discurso indireto livre.

Continuar lendo Como Treinar o diálogo?