Como deve ser a vida de um ministro da Eucaristia?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística devem ser homens e mulheres reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial e vida cristã íntegra; ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã; ter recebido o sacramento do matrimônio, se viver em união ...

1 – Lembrar aos sacerdotes e bispos que estão desobedecendo à Lei da Igreja, o que é pecaminoso, ao usar de forma habitual ministros leigos na distribuição da Sagrada Comunhão. 2 – Mostrar a todos o que a Lei da Igreja manda fazer.

Estando a serviço da Eucaristia, ele tem a importante missão de testemunhar que o amor do Cristo nos une e, por isso, devemos crescer na fraternidade e na compaixão. Por isso, o ministro deve revelar a presença de Cristo, tanto na comunhão que entrega, como em seu coração, que deve amar e servir do jeito de Jesus.

“Os ministros podem dizer “O Senhor esteja convosco!”, na Celebração da Palavra?” A Mãe Igreja nos ensina que a saudação “O Senhor esteja convosco” é própria do ministro ordenado (bispo, padre ou diácono), quando proferida no início da Missa ou celebração da Palavra, no evangelho e na bênção final.

mas recomenda se que seja uma veste é discreta é que ela tem a que o ministro se vista com sobriedade. não seja alguma coisa. escandalosos. a a maioria das paróquias optam por vestes como por exemplo.

Veste (bata / Opa) Para Leitor / Ministro (bordado Calice)

Ao receber o sacramento da Eucaristia, a comunhão com Cristo Cabeça não pode jamais ser separada da comunhão com seus membros, isto é, com sua Igreja.

A exposição do Santíssimo por um Mec pode ser feita quer no cibório quer no ostensório: “Na ausência do sacerdote ou do diácono, ou estando eles legitimamente impedidos, podem expor o Santíssimo à adoração pública dos fiéis e repô-lo depois, o acólito (instituído) e outro ministro extraordinário da sagrada comunhão, ou ...

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.

Apresentação do pão (hóstias): “Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida”.

Quanto a higienização das alfaias sagradas, quando necessário, a orientação é que antes da lavagem cada peça deve ser enxaguada por uma vez depositando a água numa planta, por exemplo, para só depois serem, de fato, lavadas.

Beato Mateus Moreira

No dia 03 de outubro a Igreja celebra a memória dos Protomártires do Brasil e dentre eles, o patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, o Beato Mateus Moreira.

Comungar sob as duas espécies significa receber o Corpo e o Sangue de Cristo sob as aparências tanto do pão quanto do vinho.

órgão unipessoal, ao qual compete normalmente a tutela e a chefia de um ministério, ou seja de uma das grandes repartições em que se divide a administração pública. O ministro é, então, responsável por assegurar a tradução das diretivas políticas do governo para a atividade administrativa do ministério que tutela.