Como deve ser a urina saudável?

Perguntado por: aoliveira4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Urina transparente também é sinal de alerta
Fora isso, a urina transparente também pode ser um indício de diabetes.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

No exame quantitativo de urina coletada ao acaso, o valor de referência da glicose é menor que 30mg/dl(2). Habitualmente é indetectável(1). A glicosúria só ocorre quando os níveis de glicemia atingem 180 a 200mg/dl.

Se a cor da urina está castanha ou marrom, qual o indicativo? R – Indica que pode ser desidratação severa ou problemas de fígado.

Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir: Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal.

Alterações na cor ou a presença de espuma na urina podem sugerir a perda de nutrientes e a existência de problemas de saúde específicos. Segundo a nefrologista Tamara Cunha, uma urina saudável deve ser clara, sem espuma e sem sedimento no fundo do vaso sanitário.

2. Amarelo-Claro. Essa é a cor ideal da urina, entre amarelo-claro e amarelo dourado. Se você não estiver sentindo nenhum sintoma como ardência, dor ou dificuldade para urinar, significa que seu organismo está bem hidratado.

O muco na urina não necessariamente é uma alteração, pois em pequena quantidade pode ser fisiológico, normal. Trata-se de um fluído viscoso e tem o aspecto diferente da urina habitual. De modo geral representa descamação de células do epitélio do trato urinário, tanto da uretra como da bexiga.

Qual é a causa da urina estar com cheiro forte ou a urina "fedida"? A causa mais comum para a urina com cheiro forte, e o mau esvaziamento da bexiga. Quando algum fator impede a drenagem, ou liberação de toda a urina. Isso corre quando o colo vesical, ou saída da bexiga apresenta uma obstrução física ou funcional.

A cor da primeira urina da manhã é a mais relevante? Facto. A primeira urina é geralmente mais concentrada, pelo facto de não bebermos água à noite. Nesse sentido, a cor da urina será mais evidente no início do dia.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro.

Urina espumosa é frequentemente o resultado de um fluxo de urina rápido. No entanto, uma série de condições médicas também pode ter esse efeito. Se uma pessoa notar frequentemente urina espumosa, ou se acompanha outros sintomas, deve falar com um médico.

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Os grandes vilões para os rins são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). O principal efeito é a redução da filtração renal, ou seja, da capacidade dos rins em filtrar o sangue. Pessoas sadias toleram essa alteração sem maiores complicações.

O aumento da glicose no sangue é uma das causas desse sinal. Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

Quando há presença de glicose na urina, isso pode indicar problemas de saúde, como diabetes, alterações no pâncreas e Síndrome de Cushing. Também conhecida como glicosúria, essa condição é identificada por meio do exame de urina, quando os níveis de glicose atingem de 180 a 200mg/dl.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.