Como deve ser a respiração na meditação?

Perguntado por: ifigueiroa9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Deve ser feita uma inspiração profunda, puxando o ar, inflando a barriga e o tórax, e uma expiração lenta e prazerosa. O controle da respiração pode não ser fácil no começo, o que é percebido durante a prática, mas é importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável.

O método "4-7-8" não é uma contagem regressiva, embora pareça ser assim pelo seu nome. É uma técnica de respiração para relaxar e adormecer rapidamente criada pelo especialista em sono Dr. Andrew Weil, que afirma que estes exercícios funcionam acalmando a mente e relaxando os músculos.

A respiração atenta é uma forma de meditação. Esta prática de respiração meditativa pode ajudá-lo a acalmar sua mente, melhorar seu foco e se concentrar.

Gostamos de chamá-la de respiração 4-2-6, justamente porque consiste em: Puxar o ar pelo nariz por 4 segundos; Segurar o ar nos pulmões por 2 segundos; Soltar o ar pela boca durante 6 segundos.

Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira; Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.

1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.

Inspirar e expirar corretamente acalma e é um antídoto contra o estresse e a ansiedade, além de aliviar os sintomas da depressão. A respiração profunda e consciente, com aumento de entrada de oxigênio no organismo, garante um corpo energizado e a cabeça mais relaxada.

6 dicas para acalmar a mente e ter um sono profundo

  1. diminuir as luzes do ambiente e deixar apenas iluminação amarelada (que não é estimulante ao cérebro);
  2. tomar uma bebida quente;
  3. ler algumas páginas de um livro;
  4. lavar o rosto e escovar os dentes;
  5. passar hidratante no corpo;
  6. deitar para dormir e apagar as luzes.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

Respire bem devagar, preste atenção no ar que entra e sai calmante. Comece sua jornada, visualize a si mesmo num lindo lugar no meio da natureza e continue respirando devagar. Perceba tudo ao seu redor, a beleza das cores e das flores, a beleza das árvores, das plantas e a energia do sol que te acalenta.

4. Respiração das Chamas. Um dos Hashiras mais renomados, Kyojuro Rengoku, foi o principal usuário da Respiração das Chamas. Os fãs puderam ver o quão habilidoso ele era no recente filme Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba: Trem Infinito.

A respiração dos animais pode ser: branquial, no caso dos peixes, polvos e lulas; traqueal, no caso dos insetos; cutânea, feita através da pele, no caso de moluscos, anfíbios, anelídeos, cnidários, e nematódeos; e a pulmonar, feita por alguns anfíbios, mamíferos, aves e répteis. Espero que vocês tenham gostado.

A respiração é um processo que depende do ambiente e da morfologia nos animais. Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.

Inspire suavemente e depois expire completamente, mas não com força. No final da expiração, faça uma pausa sem respirar e conte mentalmente quantos segundos leva até sentir a necessidade de inspirar novamente. Não espere até entrar em pânico, faça apenas uma pausa até que seu corpo peça que você inspire.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.