Como deve ser a prática pedagógica?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 21 de maio de 2023
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As práticas pedagógicas devem se estruturar como instâncias críticas das práticas educativas, na perspectiva de transformação coletiva dos sentidos e significados das aprendizagens. O professor, no exercício de sua prática docente, pode ou não se exercitar pedagogicamente.

Qual é a importância da implementação de práticas pedagógicas? As práticas pedagógicas são fundamentais para a promoção da educação desde o ensino básico para garantir que as crianças alcancem os resultados esperados de acordo com o nível escolar que se encontram.

O professor, no exercício de sua prática docente, pode ou não se exercitar pedagogicamente. Ou seja, sua prática docente, para se transformar em prática pedagógica, requer, pelo menos, dois movimentos: o da reflexão crítica de sua prática e o da consciência das intencionalidades que presidem suas práticas.

1)Para que a prática pedagógica seja efetiva, devemos lembrar que ela exigirá sistematização, planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação; o que poderíamos entender, em uma primeira aproximação, como a operacionalização do processo de ensino.

As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.

A prática docente exige um vínculo ideológico muito específico com o conhecimento e com as pessoas com quem ele é compartilhado. Não se trata apenas de ensinar, de transmitir conhecimentos, de passar ao/à outro/a o que se sabe em certo campo específico do saber, como poderia pensar o senso comum sobre essa profissão.

Isso significa que os professores de crianças podem utilizar jogos e brincadeiras, por exemplo, para ensinar regras, para explorar alguns conceitos matemáticos para aprender inglês rápido etc. Mas eles também devem dedicar momentos à criatividade — como oferecer materiais e deixar as crianças brincarem livremente.

A problematização, a instrumentalização e a cartase são os três passos de efetiva construção do conhecimento na e para a prática social.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Trata-se de uma investigação sobre a gestão na aula de música, termo este relacionado ao andamento, ou seja, à dinâmica da aula, o que a torna mais significativa aos alunos de forma a engajá-los e obter resultados positivos na aprendizagem.

Não menos importante o comprometimento. É impossível exercer a docência sem nos comprometermos por inteiro com a discência. "Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem mostrar a eles com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar e de agir" (FREIRE, 1996).

O objetivo principal do planejamento pedagógico é, portanto, organizar processos e atividades escolares. Isso inclui os conteúdos, objetivos, metodologias, estrutura disponível, habilidades que deverão ser trabalhadas e demais estratégias aplicadas pela instituição dentro e fora da sala de aula.

O fazer pedagógico de qualidade protocola os alunos, eleva sua auto-estima, fazendo o próprio educando confiar em suas potencialidades e apesar de muitos virem de uma realidade social cruel, somente através do trabalho desenvolvido pelo professor conseguem acreditar que é possível mudar sua qualidade de vida.

O bom professor tem duas características essenciais: capacidade de pensamento e de ação. Pensar de forma adequada e inteligente para agir de forma assertiva e eficaz para, assim, superar desafios e obstáculos.

Politicamente, o pedagogo na escola precisa estar atento a desenvolver projetos que auxiliem a construção do indivíduo. Para que isso ocorra, os projetos precisam estar voltados para o desenvolvimento social do aluno.

Nesse contexto, os professores, em especial, têm um papel central. Afinal, cabe a eles ter conhecimento das dificuldades de seus alunos, bem como de suas características próprias. A partir disso, é possível propor atividades mais inclusivas, garantindo metodologias de ensino realmente eficazes.

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...