Como deve ser a postura de um recepcionista?

Perguntado por: zmoraes6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Um recepcionista temperamental não tem lugar em nenhuma empresa. - Cultive sempre a paciência. A pessoa paciente tem inteligência emocional. Você ficará sabendo que é paciente quando uma pessoa lhe fizer uma mesma pergunta várias vezes, e, na última, você lhe responder com o mesmo tom de voz da primeira vez.

O que uma recepcionista NUNCA deve fazer

  1. Fofocar. ...
  2. Se vestir de forma inadequada. ...
  3. Compartilhar informações confidenciais. ...
  4. Fazer ligações pessoais na recepção. ...
  5. Deixar a mesa vazia.

Os recepcionistas por serem, na maioria das vezes, a principal ponte entre a empresa e o cliente devem manter-se proativos. Precisam conhecer todas as informações sobre a rotina e administração da empresa para esclarecer dúvidas, criar propostas de soluções para problemas e outras atividades.

Primeiramente, o recepcionista deve ser uma pessoa muito comunicativa, responsável e educada. Ele deve ser capaz de lidar com clientes de todos os tipos e manter um bom relacionamento com eles. Além disso, ele deve ter conhecimentos básicos de informática e ser capaz de trabalhar com programas específicos da empresa.

A postura profissional é o conjunto das suas características pessoais e as atitudes tomadas no ambiente de trabalho. Sua postura no trabalho é formada por sua conduta ética, hábitos, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes.

Evite delegar responsabilidades a outros membros da equipe diante do cliente. Tenha em mente que atender um cliente insatisfeito é tão importante quanto um cliente satisfeito. Reconheça problemas, mas ofereça soluções. Invista no relacionamento com os clientes.

As técnicas de recepção para consultório estão diretamente relacionadas a qualidade do atendimento e, consequentemente, a satisfação dos pacientes, que valorizam o tempo bem utilizado, segurança e acolhimento dentro do ambiente de saúde.

Ela recomenda que as recepcionistas optem por roupas formais, mas elegantes, com cores neutras e discretas. Além disso, ela sugere que os itens sejam cuidadosamente escolhidos para evitar distrações desnecessárias e garantir que as roupas sejam confortáveis durante todo o expediente.

A média salarial de Recepcionista é de R$ 3.750 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Recepcionista em Brasil é de R$ 2.200, variando entre R$ 481 e R$ 4.650.

Cordialidade no trato aos clientes
Um dos desafios do trabalho de uma recepcionista é conseguir lidar com pessoas de diversos perfis, sempre de forma amável, principalmente na área laboratorial, em que os pacientes estão mais sensíveis ou fracos por longos períodos de jejum.

O primeiro contato dos clientes com uma organização dá-se através da recepção, portanto, os recepcionistas são como a porta de entrada de uma empresa, tendo o papel de fidelizar os clientes, porém, se não souberem agir, podem levar ao efeito contrário, e fazer a empresa perdê-los.

O recepcionista exerce papel estratégico dentro da empresa. É o primeiro profissional com o qual os clientes têm contato e será ele quem irá informar, conduzir, orientar, anotar, encaminhar, servir, organizar, protocolar, arquivar, agendar e filtrar ligações dos mesmos.

44 horas semanais

Em geral, pessoas que trabalham como recepcionistas possuem o ensino médio completo e trabalham 44 horas semanais.

Como lidar com clientes difíceis

  1. Pratique a escuta ativa.
  2. Considere a heurística do afeto.
  3. Pense como um iniciante.
  4. Deixe o medo de lado.
  5. Destrinche o problema.
  6. Trate a raiva com naturalidade.
  7. Mantenha a calma e siga em frente.

Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo; Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo; Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.

7 dicas de como se portar dentro da empresa

  1. Seja pontual. (Fonte: Giphy) ...
  2. Preste atenção ao se vestir. (Fonte: Giphy) ...
  3. Seja educado sempre! (Fonte: Giphy) ...
  4. Siga o código de ética. (Fonte: Giphy) ...
  5. Seja organizado. (Fonte: Giphy) ...
  6. Tenha cuidado com as redes sociais. (Fonte: Giphy) ...
  7. Não confunda colegas com amigos. (Fonte: Giphy)

Dicas para se posicionar melhor e se destacar no mercado de trabalho

  1. 1 – Invista na sua formação. ...
  2. 2 – Desenvolva soft skills. ...
  3. 3 – Saia da zona de conforto. ...
  4. 4 – Tenha uma visão empreendedora. ...
  5. 5 – Cuide do marketing pessoal. ...
  6. 6 -Tenha um propósito definido. ...
  7. 7 – Dedique-se a um processo de autoaprendizagem.