Como deve ser a mala de bordo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

31.08.2021

  1. A franquia para bagagem de mão é de, no mínimo, 10kg. Ou seja, o passageiro pode levar com ele na cabine da aeronave até 10kg sem qualquer custo extra;
  2. Em voos nacionais, há um padrão estabelecido pela ANAC, as dimensões de uma mala pequena de bordo são de 55cm x 35cm x 25cm.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Para embarque nacional, as malas devem ter as seguintes medidas: 55 cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade, seguindo os limites da IATA, sigla em inglês da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

O ideal é procurar uma mala que tenha em torno de 2 kg vazia, ok?

Caso a bagagem de mão exceda as dimensões limites ou o peso máximo ou contenha itens que são proibidos para o transporte na cabine do avião, o passageiro pode ser obrigado a despachar a mala. Nesse caso, a companhia aérea pode cobrar pelo serviço.

Em voos domésticos e internacionais partido de aeroportos brasileiros, a mochila para ser considerada bagagem de mão, deve medir no máximo 55 x 35 x 25 cm (altura, largura e profundidade), incluindo bolsos, rodas e alça e não pode pesar mais que 10Kg .

Líquidos com mais de 100 ml
Garrafinhas de água, perfumes importados, cremes e bebidas alcoólicas devem ser guardados na bagagem despachada. Escolha sempre embalagens pequenas caso precise levar água na bagagem de mão.

Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm. Lembre-se de casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Peso da bagagem da mão
Voos nacionais | a ANAC define que o peso máximo da bagagem de mão é de até 10kg. A regra se aplica para as cias Azul, Gol e LATAM. Então já sabe: para qualquer voo dentro do Brasil, não ultrapasse os 10kg.

Em voos nacionais, há um padrão estabelecido pela ANAC, as dimensões de uma mala pequena de bordo são de 55cm x 35cm x 25cm. Este tamanho, segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas, segue em conformidade com os padrões internacionais da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

A bagagem de mão deve ter 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Além disso, deve pesar, no máximo, 10 kg. Caso ela ultrapasse esses padrões, o passageiro será obrigado a despachá-la no momento do check-in e poderá pagar uma tarifa extra pelo serviço, a partir de R$ 59.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Carregadores portáteis são permitidos, mas apenas na bagagem de mão, dentro da aeronave. Outro requisito é a potência do aparelho, ele deve ter até 100Wh de potência. Sendo assim, você pode transportar quantos powerbanks sua companhia aérea permitir, desde que estejam dentro da capacidade exigida.

Pode levar bagagem de mão e mochila? Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Itens que não pode levar na mala de mão:

  • Armas.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes.
  • Ferramentas de trabalho.
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.
  • Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.

Isso porque até os quilos excedentes têm um limite. Caso exceda esse teto, a bagagem não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia. Ou ainda poderá ser dividida em dois volumes, desde que sejam pagas as taxas pelo número de volumes e/ou excesso de peso.

A bagagem de mão de até 10 kg faz parte das regras de embarque para voos domésticos e internacionais. Caso a mala do passageiro ultrapasse esse limite, é necessário pagar uma taxa para que a ela seja despachada no compartimento de cargas do avião.

No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem. Essa orientação também vale para espuma de barbear, spray de cabelo e até bombinhas de asma.