Como deve ser a iniciação de uma carta comercial?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
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iniciar o texto informando o assunto de que trata a carta, apresentando expressões como “Em relação a”, “Em resposta a”, etc., e dar sequência ao corpo do texto, comunicando a mensagem com a linguagem e estrutura adequadas ao gênero; concluir a carta com uma despedida cordial.

A linguagem utilizada na carta comercial é formal, clara e objetiva com um texto breve e parágrafos curtos. Portanto, ela inclui uma boa organização e apresentação. Nesse tipo de texto deve-se evitar utilizar vícios e figuras de linguagem, gírias, expressões coloquiais, dentre outros.

Data; Destinatário (para quem é remetida a carta); Corpo do texto; Saudação e assinatura.

Saiba para que serve e como deve ser escrita
O principal objetivo da carta comercial é gerar comunicação entre empresas ou entre empresas e clientes. Entre as informações emitidas por este documento, as mais comuns são: oferta, avisos, pedidos, reclamação, solicitação ou publicidade.

Resumo sobre carta comercial
É um gênero textual técnico, portanto, apresenta características fundamentais dessa modalidade, como a linguagem denotativa, o uso da norma-padrão, o tom de impessoalidade, e a objetividade e concisão.

Assim, quando enviamos pelo correio, o nome do destinatário e as informações do endereço, CEP, cidade e Estado aparecem na frente do envelope. Já na parte de trás, deverá estar o nome do remetente, seguido do endereço (rua, avenida, número e bairro), além do CEP (Código de Endereçamento postal), cidade e Estado.

As cartas informais são fáceis, você pode começar com “Olá” ou outra saudação habitual. Para cartas informais, o uso de ponto de exclamação após sua saudação para emocionar o entusiasmo pode ser apropriado, com base em sua relação com o destinatário.

Uma saudação é uma palavra ou frase usada para saudar um destinatário em uma correspondência comercial ou pessoal. Existem dois tipos de saudação – formal e informal (casual). As saudações mais comumente usadas em e-mails são “Caro” e “Olá/Olá”, seguidos do título ou nome do destinatário.

Como escrever uma carta?

  1. Ter definido o seu destinatário (interlocutor). Isso é importante para que se saiba o tipo de linguagem e, consequentemente, o tipo de carta a serem utilizados.
  2. Definir o assunto. ...
  3. Escrever o texto dentro dos parâmetros estruturais estabelecidos na carta (data, vocativo, assunto e despedida).

Inicie o texto da carta de apresentação com a invocação, que pode ser: “Prezado recrutador”, “Estimado empregador” ou “Aos cuidados do recrutador da [Nome da empresa]”. Caso saiba o nome de quem lerá o documento, você pode se referir à pessoa pelo nome: “Prezado(a) Senhor(a) [Nome do recrutador],”.

Quais são os tipos de cartas comerciais? Existem muitos tipos diferentes de cartas comerciais que você pode precisar enviar. Existem cartas de vendas, cartas de pedido, cartas de recomendação, cartas de oferta, cartas de acompanhamento, cartas de rede e muito mais.

A carta comercial possui a seguinte estrutura: timbre, número, local e data, destinatário, assunto ou referência, vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura. A linguagem utilizada no corpo do texto deve ser objetiva, clara, concisa, coerente e formal.

A introdução deve ser clara e objetiva, despertando a atenção do leitor e deixando claro qual é o ponto de vista que será defendido. Os argumentos são a base da carta argumentativa. Eles devem ser organizados de forma lógica e coerente, seguindo uma ordem que ajude a reforçar a tese.

As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras, mas há uma estrutura a ser seguida. O assunto é livre, geralmente, de ordem íntima, sentimental. É, normalmente, escrita em primeira pessoa, e sempre visa a um tipo de interlocutor específico.

A carta comercial é um documento usado para fazer a comunicação no ambiente de trabalho e pode ser usada entre uma empresa fornecedora e o cliente, uma pessoa que trabalhe na empresa e o time de gestão, uma pessoa que se candidatou a uma vaga e o time de recrutamento, por exemplo.