Como deve ser a iluminação do quarto de casal?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

As luzes recomendadas para o quarto de casal são: luz geral direta (de cima para baixo), luz geral indireta (usando o teto, como na sanca de gesso, ou parede como rebatedor), luz geral difusa (quando o corpo da luminária é feito de material que difunde a luz), luz de destaque para quadros para quarto de casal, por ...

Em quartos, o recomendável é utilizar lâmpadas com a temperatura de cor correta. E, nesse caso, o indicado é a colocação de luzes quentes. Dessa forma, cria-se um ambiente de mais conforto e tranquilidade. Saiba que a temperatura de cor está relacionada à tonalidade de cor e não ao calor físico.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Dicas para criar uma iluminação aconchegante no seu quarto

  1. Aproveite a iluminação natural. A luz natural proporciona um ambiente ainda mais arejado, além de economizar energia durante o dia. ...
  2. Invista na luz indireta. ...
  3. Distribua os pontos de luz. ...
  4. Aposte em luminárias de cabeceira. ...
  5. Prefira lâmpadas inteligentes.

Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.

A luz de led torna o seu quarto mais aconchegante, com um visual único e bastante inovador, sendo uma ótima opção para quem acabou de comprar um imóvel. O led é um tipo de dispositivo que emite luz, consumindo menos energia que as lâmpadas comuns. Dessa forma, você também economiza na conta de energia.

Nos quartos, uma iluminação que crie um ambiente de relaxamento é fundamental. A luz indireta contribui para isso, por isso, uma dica é deixar as lâmpadas de LED em cantos estratégicos: embutidas nos móveis, atrás do espelho, ou no contorno de algum quadro na parede, por exemplo.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono. Existem dezenas de técnicas para ajudar a dormir melhor. A cromoterapia é uma das mais simples e eficazes.

Especialistas do sono dão o veredito: as luzes em tonalidade vermelha são capazes de inspirar conforto. O motivo está relacionado às produções bioquímicas de serotonina, o hormônio que regula o sono e o controle das funções do corpo humano.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Não. Se você estiver comparando as duas lâmpadas com o mesmo fluxo luminoso, ambas estarão emitindo a mesma intensidade de luz.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.