Como deve ser a iluminação do quarto?

Perguntado por: upinheiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

É justamente essa cor de luz que transmite relaxamento, sendo, portanto, ideal para quartos e sala de estar. Na prática, escolha lâmpadas amarelas e com nível de luminância de 2.700 K. Se possível, opte pelos modelos LED, que têm alta durabilidade e um bom custo-benefício.

4 dicas de iluminação para quartos com home office

  1. Luz natural.
  2. Temperatura das lâmpadas. A temperatura mais indicada para o quarto é o branco quente, que varia de 2.700 K a 3.000 K. ...
  3. Aumente o pé-direito. ...
  4. Setorize o cômodo.
  5. Luz em camadas. ...
  6. Cama iluminada na medida. ...
  7. Não subestime a troca de lâmpadas.
  8. Fuja do comum.

Iluminação geral
Assim, a arquiteta recomenda “plafons com luz indireta ou até mesmo spots com luz direta, logo acima da cabeceira.”

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

Lâmpada LED Mini Dicroica (MR11)
A lâmpada é ideal para ambientes que exigem maior delicadeza, como quartos e salas, principalmente se sua temperatura de cor for amarela, transmitindo uma sensação de aconchego e tranquilidade.

A fita de led para quarto é muito utilizada na sanca de gesso, mas também pode ser usada para iluminar outros espaços, como os cantinhos da parede, embaixo das prateleiras, ao redor da cabeceira ou no espelho. Inclua a fita de led para quarto em locais que precisam de um complemento de luz.

Uma das medidas ideais nos quartos é apostar em fontes de luz de LED com temperatura de cor mais quente, como os tons amarelados, que vão ajudar a desconectar e criar o cenário de transição ideal para a produção da melatonina, o hormônio do sono.

Tente diversificar a iluminação desse ambiente. Além de uma luz geral, você pode iluminar mesas de centro e laterais com pendentes e abajures. Spots poderão direcionar a luz para quadros e outros objetos decorativos. Evite iluminar sofás e pufes com luz direta para que as pessoas não fiquem desconfortáveis.

Abajures, arandelas, luminárias de piso, de mesa… Todos eles têm a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual. São ótimos para criar diferentes cenários em um mesmo espaço, já que cada peça funciona de maneira independente.

A cor da luz é essencial para o conforto no ambiente
A luz amarelada, por sua vez, é uma excelente opção, uma vez que confere maior sensação de conforto ao quarto, por ter uma tonalidade mais amena.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Cores quentes são amareladas e passam uma sensação de conforto, as cores neutras são mais amenas e as cores frias são mais fortes e claras, muito utilizadas em ambiente corporativo.

Melhor plafon para quarto
A recomendação é que nos quartos utilize os plafons com luz indireta, porque eles trazem mais conforto proporcionado um espaço mais aconchegante. "A luz não fica no seu olho, a luz indireta vai bater no teto e vai trazer luz para o ambiente, mas de uma forma agradável", conta Pati Cillo.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

De acordo com a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), as luzes de LED apresentam grande vantagem com relação à eficiência energética, pois são extremamente econômicas. Enquanto a lâmpada dicróica consome 50W, a de LED tem um consumo de 5W. A vantagem da segunda sobre a primeira é de 80% de economia.

A luz de led torna o seu quarto mais aconchegante, com um visual único e bastante inovador, sendo uma ótima opção para quem acabou de comprar um imóvel. O led é um tipo de dispositivo que emite luz, consumindo menos energia que as lâmpadas comuns. Dessa forma, você também economiza na conta de energia.

Para manter os ambientes muito bem iluminados, o modelo Fita LED RGB 3528 é a opção ideal. Pois, saiba que ele é uma das fitas coloridas que possui potência, tensão e a energia necessárias. Dessa maneira, é a melhor fita led em termos de iluminação inteligente.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.