Como deve ser a formação do pedagogo De acordo com a Resolução CNE CP n º 01 2006 e central?

Perguntado por: egaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Nesse sentido, a formação no curso de pedagogia deverá assegurar a articulação entre a docência, a gestão educacional e a produção do conhecimento na área da educação que, por sua vez, não limitará a atuação desse profissional apenas para a docência.

Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, o curso de Pedagogia oferece formação para o exercício integrado e indissociável da docência, da gestão dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Orientar professores e alunos; Aplicar avaliações educacionais; Implementar diretrizes curriculares; Coordenar o planejamento e aquisição de materiais didáticos.

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

A Resolução n° 2/2001, aprovada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, coloca para os sistemas de ensino o desafio de se organizar para incluir os alunos e atender suas necessidades educacionais especiais. A versão eletrônica desse documento está disponível para download em formato e PDF.

5º A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

3º A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios: I - dignidade humana; II - igualdade de direitos; III - reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; IV - laicidade do Estado; V - democracia na ...

A Formação pedagógica é voltada para bacharéis e tecnólogos que queiram trabalhar com a docência. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para quem se formou, mas deseja trabalhar com licenciatura, sem precisar fazer outra faculdade.

A formação de docentes para atuar na Educação Básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, a ...

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP). Resolução CNE/CP nº 02 de 22 de dezembro de 2017.

As DCN definem as competências e diretrizes para a Educação Básica. Por isso, embasa a elaboração dos currículos e dos conteúdos mínimos para garantir uma formação comum. O objetivo das Diretrizes Curriculares é assegurar a autonomia da escola e da proposta pedagógica.

As Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Psicologia constituem as orientações sobre princípios, fundamentos, condições de oferecimento e procedimentos para o planejamento, a implementação e a avaliação deste Curso, devendo a formação em Psicologia estruturar-se em curso intitulado curso de Psicologia ...

As diretrizes curriculares visam preservar a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências explícitas nas DCNs.

Nada obstante a LDB 9394/96, o artigo 64, afirma que para atuar em administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e para a docência em educação básica, se dá especificamente em cursos de Pedagogia ou em nível de pós – graduação.

O Pedagogo é responsável pelo processo de ensino-aprendizagem. Mediar esse processo é criar caminhos para o conhecimento, para formar cidadãos críticos, que possam refletir sobre a realidade com a finalidade de transforma-los, em seu âmbito social, político e pessoal.

O pedagogo é responsável em organizar pedagogicamente o trabalho educativo. Como este possui conhecimentos específicos sobre a educação, tem a atribuição de auxiliar no trabalho do professor e demais sujeitos da escola, pois possui atribuições para o trabalho com as situações didático-pedagógicas.

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

A formação pedagógica para não licenciados é o curso voltado para quem já é formado em alguma outra modalidade, como bacharelado e cursos de tecnologia, e deseja ingressar na área de ensino. Por exemplo, se você é bacharel em Química, ainda não é habilitado a dar aulas.

A BNC-Professores é baseada em três eixos que vão nortear a formação inicial e continuada dos docentes de todo o país: conhecimento, prática e engajamento.

A licenciatura é uma licença, ou seja trata-se de uma autorização, permissão ou concessão dada por uma autoridade pública competente para o exercício de uma atividade profissional, em conformidade com a legislação.