Como deve ser a entrada da florista?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Não há uma regra para a quantidade, podem contar com apenas uma florista ou, geralmente, duas ou três. Com esses números, elas podem entrar em par ou uma na frente com duas atrás, por exemplo. O mais comum é uma florista por enlace.

Tradicionalmente eles entram avisando o próximo momento, como por exemplo as florista quando jogam pétalas no caminho para a entrada da noiva, ou marcam o momento, por exemplo quando os pajens entram como seguranças das alianças.

O vestido da florista precisa estar de acordo com o estilo, local e horário da cerimônia. Apesar de estarmos acostumados a ver floristas e daminhas com vestidos branco, semelhantes ao da noiva, muitos casais apostam também em vestidos coloridos para as floristas, seguindo a paleta de cores do casamento.

E isso é decidido com base nessa ordem:

  1. Convidados. Segundo a tradição, os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e da noiva do lado direito. ...
  2. Noivo e mãe. ...
  3. Mãe da noiva e o pai do noivo (ou representantes) ...
  4. Padrinhos e madrinhas. ...
  5. Pajens e daminhas. ...
  6. O momento mais esperado do cortejo de casamento: a entrada da noiva!

Segundo o protocolo, os casais de padrinhos são os primeiros a entrar na igreja. Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo.

Como a noiva entra ao lado direito do pai, o buquê fica na mão direita. Mas, ao chegar no altar, é necessário trocar de mão, para subir no altar com noivo. E então as flores serão entregues a uma madrinha.

Vestido da florista
Os vestidos podem ser tanto coloridos, com os tons da paleta do casamento, como brancos, como o vestido de noiva. Não existe um protocolo para o vestido ou para o penteado para a florista do casamento.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver um pajem, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso direito do paletó.

Pétalas de rosa
Além disso, tem a tradição dos antigos romanos, que costumavam jogar flores na noiva porque acreditavam que elas traziam sorte e amor ao novo casal”, pontua.

Quem leva a noiva ao altar? Tradicionalmente, o pai conduz noiva até o altar, isso todo mundo sabe! E é claro que é lindo ver a noiva entrar pelo braço do primeiro homem da sua vida…

Vestidos floridos nunca são obsoletos, especialmente quando o assunto é vestido para festa de casamento, e podem ser a aposta mais acertada para as convidadas. Um vestido floral para casamento pode ser usado em celebrações de diversos estilos e horários, o que o torna um modelo versátil.

O vestido floral é uma peça que se tornou clássica no guarda roupa das mulheres. Com um estilo romântico, delicado e feminino, ele é versátil e atemporal, além de ser democrático, todas as mulheres podem usá-lo, independentemente de biotipo ou estilo.

Madrinhas e mães dos noivos devem usar bolsa clutch? Não existe uma regra que impede o uso da bolsa clutch pelas madrinhas e mães dos noivos. Assim como as convidadas, elas podem optar pelo uso do acessório e, segundo Dany Couto, consultora de estilo da Estilo Rio, o ideal é que sejam pequenas e de mão.

O cortejo de saída é exatamente o contrário daquele feito na entrada: primeiro saem os noivos, em seguida a daminha e o pajem, em seguida os pais dos noivos juntos (ou os familiares que os acompanharam, caso os pais sejam ausentes), depois os padrinhos e, por último, os convidados.

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo. A saída da igreja: Finalizada a cerimônia, os noivos saem de braço dado, seguidos das damas e pagens, os padrinhos e restantes convidados.

O corsage é um adorno de flores, utilizado geralmente no pulso, que traz padronização e charme à produção das madrinhas.

Mas durante os preparativos do casamento os noivos serão bombardeados de palpites e opiniões; cabe a eles saber o que realmente devem ou não utilizar. Em relação a escolha do vestido, a decisão é toda da noiva. E é ela também que vai poder definir melhor as pessoas que devem acompanhá-la.

Os votos, já são o que realmente vocês sentem um pelo outro, é um momento pessoal e íntimo do casal. Na cerimônia podemos ter o juramento mais os votos, ou apenas um dos dois. Esse momento normalmente acontece após a entrada das alianças na cerimônia.

A razão da noiva ficar sempre ao lado esquerdo do noivo no altar, durante a cerimônia, tem origem dos anglo-saxões. O noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada e defendê-la.

O pai acompanha a noiva até o altar para simbolizar que ele não é mais quem cuidará dela, passando o posto para outra pessoa, é uma forma simbólica de confiar sua filha à alguém que vai amá-la e respeitá-la com todo o cuidado do mundo.

Entram as crianças que preparam o caminho da noiva com pétalas e as que levam as alianças de casamento e, por fim, entra a tão esperada noiva pelo braço do seu pai (ou de quem tenha escolhido para a levar ao altar). A noiva vai do lado direito e o pai do lado esquerdo, sendo que segura o ramo com a mão direita.