Como deve ser a capa de uma resenha crítica?

Perguntado por: erocha3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A capa de resenha crítica segue as mesmas recomendações dos demais trabalhos acadêmicos. A folha de rosto também pode ser incluída como elemento pré-textual para tornar o conteúdo mais organizado e completo.

Como fazer uma capa de trabalho

  1. Nome da instituição de ensino. O nome da sua faculdade, escola, universidade… ...
  2. Nome do curso. ...
  3. Seu nome (Autor do trabalho) ...
  4. Título do trabalho. ...
  5. Subtítulo do trabalho. ...
  6. Cidade onde o trabalho foi realizado. ...
  7. Ano no qual o trabalho foi realizado. ...
  8. Margens.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Introdução

  • A obra: título, subtítulo (se houver) e ano de publicação.
  • O autor: nome, nacionalidade, data de nascimento e morte, algumas características que o destaque.
  • O tema: o tema central levantado pelo autor da obra e que será apresentado na resenha.

Dicas para elaborar um resenha crítica

  1. Analise a obra com atenção. ...
  2. Busque informações sobre o autor ou autora do documento. ...
  3. Atente-se às normas da ABNT. ...
  4. Use linguagem impessoal. ...
  5. Faça a referência da obra. ...
  6. Elabore a introdução. ...
  7. Desenvolva o texto.

O objeto da resenha normalmente é um texto, como um livro ou um artigo científico. Mas também pode ser uma peça de teatro, uma obra de arte, uma partida esportiva, um filme e até um jogo de videogame. O ponto central, no entanto, é que você deve fazê-la em um formato analítico, mas nunca em primeira pessoa.

Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

O objetivo de uma resenha crítica é o de demonstrar até que ponto os autores escolhidos concordam ou discordam com uma certa ideia que está sendo apresentada.

Conteúdo da Folha de Rosto ou Contracapa nas normas ABNT
O itens de informação que compõem o conteúdo da folha de rosto ABNT (contra capa ABNT) são: Nome(s) do(s) autor(es) do trabalho; O título que deve ser o mais auto-contido e objetivo possível; Deve representar os assuntos tratados no TCC.

Capa e contracapa (folha de rosto) são elementos pré-textuais dos trabalhos acadêmicos. Sua função é apresentar informações essenciais, como a autoria, o título e a instituição de ensino onde o trabalho será apresentado, por exemplo.

O que é a folha de rosto ou contracapa? A folha de rosto – ou contracapa – é um elemento pré-textual obrigatório. Ela deve vir logo em seguida à capa. Perceba que, ainda que seja um elemento pré-textual, a folha de rosto faz parte da parte interna do trabalho.

Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos. Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.

Sendo assim, sua capa de relatório deve incluir:

  1. Título do relatório.
  2. Subtítulo.
  3. Autor.
  4. Título do trabalho do autor.
  5. Nome/Logotipo da empresa.
  6. Data de Conclusão/Submissão.
  1. Capa: identificação. A capa é a identificação do trabalho. ...
  2. Sumário: estrutura. O sumário mostra como o trabalho foi estruturado, indicando as páginas de cada uma das suas partes. ...
  3. Introdução: definição dos objetivos. ...
  4. Desenvolvimento: o trabalho em si. ...
  5. Conclusão: resultado final. ...
  6. Bibliografia: fontes pesquisadas.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.