Como deve se vestir uma enfermeira?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

O vestuário, são as roupas privativas, tais como, jalecos, uniformes e aventais. Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e as- sim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).

Nada de roupas muito justas ou curtas. Se for permitido na sua área de atuação, utilize blazers ou camisas de cores mais vivas. Escolha modelos fluidos e tecidos mais sofisticados, o chemisier é uma opção. As calças de alfaiataria possuem melhor caimento e não marcam tanto o corpo.

Geralmente, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área de saúde usam roupas brancas. O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma.

Tomem bastante cuidado com as calças jeans, calças mais justas do modelo legging podem ser bastante desconfortáveis. Por isso, prefira as calças mais larguinhas, com tecido plano, pois, além de possuir uma elegância maior, são muito mais confortáveis para um plantão ou para permanecer o dia inteiro no hospital.

O scrub funciona como uma vestimenta para usar por baixo do jaleco ou para usar sem o jaleco para transitar nas áreas comuns sem ter o risco de contaminar roupas normais com vírus e bactérias.

Equipamentos de proteção individual
Por exemplo, óculos de proteção, toucas, pijamas cirurgicos, jalecos e sapatos podem ser itens pessoais e ainda assim passarem pela higienização hospitalar recomendada. Já as máscaras cirúrgicas, máscaras N95, luvas, aventais e etc., podem ser fornecidos pela instituição.

A maior parte dos hospitais solicita que os funcionários utilizem calçados que atendam à norma NR 32. O Calçado, para estar de acordo com a NR-32, deve ser totalmente fechados, ou seja, não deixar aparente o Calcanhar, Peito do Pé, Dedos do Pé ou mesmo as laterais.

Uniforme Hospitalar - Roupas para Enfermagem e Área da Saúde.

Quando questionada sobre dicas para conseguir o efeito, ela sugere roupas em tecidos de sarja ou alfaiataria. Além disso, Pasternak recomenda “cores sóbrias como marinho (relacionado a trabalho), verde army (autoridade), púrpura e vermelho (cores que representam riqueza e poder) ou cinza e preto”.

Nesse sentido, é recomendado que a equipe de enfermagem, especialmente as pessoas que fazem uso de maquiagem, evite passar batom, sombra, base e demais cosméticos de coloração forte ou colorida.

branco

Atualmente o tradicional branco é exigido para a enfermagem na maioria dos hospitais e clínicas em diversos postos de trabalho, com exceção de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) e Centro Cirúrgico (CC) e isso tem uma explicação fundamentada na Paleta de Cores.

Embora poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra. As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento. Observe a figura abaixo.

Roupas confortáveis e largas, de preferência de tecidos leves, como algodão. No pós-operatório, você e os seus tecidos (pele e músculos) precisam de repouso, portanto evite roupas que lhe apertem.

A prática também não é recomendada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren). “É muito importante que o profissional não circule com jalecos ou roupas cirúrgicas em locais que não seja no ambiente hospitalar. Transitar na rua, nem pensar(...).

- Roupas coladas ao corpo, curtas e sem mangas, com decotes grandes, devem ser banidas, assim como roupas íntimas, como calcinha e alças de sutiã, aparecendo. - Tecidos grossos demais devem ser evitados, assim como conjuntos de jeans, veludos e roupas de couro.

Não carregue o jaleco nas mãos, em cabides, no banco do carro e muito menos vestido no corpo.

Você pode apostar nos vestidos, saias, calças de alfaiataria, pantalonas, blusas e camisas em tecidos mais nobres, para fazer uma composição perfeita com o seu jaleco.

Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.

Em resumo, a variação salarial de um(a) enfermeiro(a) pode ganhar valores de R$ 2.500,00 a R$ 9.000,00, dependendo do porte da instituição e do cargo oferecido, além de valores adicionais quando existe a atuação em mais de um emprego ou campo de atuação.