Como deve ficar o pino da panela de pressão?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Já a válvula de segurança é feita de borracha ou plástico e possui cor vermelha. Ela deve estar sempre posicionada para baixo, e saltar quando a pressão da panela está saindo. Além disso, antes de usar sua panela de pressão, veja se está tudo no lugar.

Não, não é normal o pino da panela de pressão não girar, pois o pino precisa girar para que a pressão saia adequadamente.

Para permitir que o excesso de vapor dentro da panela saia, evitando, assim, que ela exploda, existem duas válvulas. Uma delas apresenta um pino (chamada válvula controle) que sobe e desce, permitindo que o vapor saia e a pressão no interior não suba a níveis excessivos.

O primeiro sinal visível de que a panela de pressão pode explodir é a dilatação do alumínio, tanto na tampa quanto no corpo da panela. Lembrando que a causa da explosão das panelas de pressão é a não saída do vapor quando há entupimento na válvula.

O risco de explosão da panela de pressão também é alto se pedaços de alimentos ficarem presos à válvula. Ela pode ficar entupida quando o utensílio abriga quantidades excessivas de água e comida. Por isso, nunca ultrapasse dois terços de sua capacidade total.

A panela de pressão quando bem usada não deve vazar água pela válvula. Algumas panelas têm uma marca indicando o nível máximo de água possível. Se a sua não tiver esta marcação encha apenas até 2/3 da altura. Outro motivo que pode fazer a água vazar é o fogo muito alto.

Resposta: Porque a pressão máxima que a panela suporta é de 2 atm, com água a 120°C. Se a pressão, por alguma eventualidade, ultrapassar esse valor, a válvula sai, para o ar sair e evitar uma explosão.

A panela de pressão utiliza o vapor para cozinhar os alimentos de uma forma mais rápida, uma vez que o vapor fica contido. Está totalmente fechada, mas tem uma válvula de segurança, na tampa, que se levanta e assobia quando o vapor faz muita pressão.

Não pode colocar nem muita nem pouca água. A chef de cozinha explica que alguns usuários colocam pouca água, e ela pode secar e explodir. "A maioria das explosões é causada quando a água seca na panela", destaca Cecília. Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio.

Outra dica de segurança muito importante é que depois do cozimento, a válvula nunca deve ser levantada imediatamente. Lembre-se sempre de resfriá-la antes de tudo.

A troca da válvula por acessórios não originais pode oferecer ainda mais perigo. Outro item que precisa estar em um bom estado é a borracha de vedação que fica na tampa. Se perceber que ela está ficando frouxa, é hora de trocar ou até mesmo substituir sua panela de pressão.

Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão. Segundo especialistas, a válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer aquele chiado característico, pode indicar que foi obstruída.

Alimentos que você nunca deve colocar na panela de pressão

  1. Carnes congeladas. Colocar legumes congelados na panela de pressão não é um problema, então não se preocupe em descongelar antes, eles podem ir direto do freezer para a panela. ...
  2. Leite condensado de caixinha. ...
  3. Bebidas gaseificadas. ...
  4. Ervilha seca, cevada e aveia.

A quantidade de água e alimento dentro da panela de pressão não pode ultrapassar 2/3 da capacidade máxima da panela de pressão. Segundo Atti, esse excesso pode provocar o entupimento das válvulas e fazer com que a panela exploda, sem produzir o chiado característico do cozimento.

Limite o uso da panela a 2/3 do volume interno. Se você enchê-la além dessa medida, a pressão interna poderá aumentar muito, fazendo com que o líquido transborde e entupa a válvula principal (válvula com pino); Somente abra a tampa da panela quando não houver mais pressão interna.

Se o pino abaixou e não faz mais barulho quando você toca nele, então toda a pressão saiu e você pode abrir a panela. Não tenha medo do chiado do pino e da fumaça, pois isso quer dizer que a panela está funcionando perfeitamente, expelindo o excesso de vapor de dentro dela.

Quando der o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente por cerca de 10 minutos. Não é recomendado tirar a pressão da panela de pressão mais rápido erguendo a válvula com pino.

Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino escandaloso que fica bem no meio da tampa e que assombra seus pensamentos) começará a chiar e balançar. Mas não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando.

Antes de cozinhar, verifique se o anel de vedação está limpo e não está rachado ou seco. Não encha demais a panela de pressão – Uma panela de pressão nunca deve estar mais de dois terços cheia. Isso é para evitar que os alimentos bloqueiem as aberturas na tampa da panela e para acúmulo de pressão.

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.