Como deve ficar a língua dentro da boca?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A maneira correta da posição da língua na boca é ela ficar apoiada suavemente no palato, mais conhecido como 'céu da boca'. Sua ponta deve ficar em contato com a papila palatina e o resto da língua deve ficar apoiada na parte mais alta do céu da boca.

A posição da língua correta é onde a língua repousa tocando o céu da boca com a ponta aninhada atrás dos dentes da frente. Essa posição mantém a língua fora da via aérea e remove a pressão indevida sobre os dentes que pode causar problemas.

Como prevenir a formação de um diastema
Por outro lado, as pessoas que têm o hábito de empurrar os dentes com a língua devem reaprender a engolir ao pressionar a língua contra o palato. Ao quebrar o hábito antigo, poderá prevenir o aparecimento de espaços entre os dentes.

O exercício para corrigir a posição da língua é sugá-la no céu da boca e puxá-la para trás, como mostrou a fonoaudióloga Leny Kyrillos. No caso da língua presa, além dos exercícios, há também a possibilidade de cortar o freio lingual.

Como identificar se tenho uma mordida correta
De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, quando a arcada superior se encaixa um pouco à frente da inferior. Porém, essa condição não é tão comum assim, pois alguns hábitos simples podem ser suficientes para desalinhar o sorriso.

O corpo da língua possui uma superfície dorsal (superior) rugosa que fica em contato com o palato e é repleta de papilas linguais, e uma superfície ventral (inferior) lisa que é fixa ao assoalho da cavidade oral pelo frênulo lingual. A raiz da língua é a sua parte posterior, que se fixa à mandíbula e ao osso hioide.

Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo. A tensão diária causada pela ansiedade provoca dores na cabeça, face e mandíbula, além do amolecimento e desgaste nos dentes.

Quando estamos em repouso (não estamos mastigando ou falando) devemos manter nossos dentes levemente desencostados, como se houvesse um “colchão de ar” entre eles.

A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro). A parte posterior é relativamente mole e macia (palato mole).

Ao sentir os lábios secos, é natural ter o impulso de passar a língua neles. Entretanto, esse hábito não é benéfico, porque o pH ácido da saliva é prejudicial à pele fina dos lábios. Isso acaba tirando a proteção dérmica da região, agredindo ainda mais.

A posição habitual dos lábios pode ser classificada como lábios fechados (normal), entreabertos, fechados com tensão, fechados em contato dentário, ora abertos ora fechados e abertos 1.

Quem tem a língua grande também pode sofrer com a biprotrusão. Isso porque a pressão do órgão pode empurrar os dentes para frente, dando um aspecto mais inclinado.

Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.

Línguas mais largas com marcas de dentes nas bordas são características de doenças imunológicas ou do sangue. Já as línguas muito finas apontam para uma hiperfunção do organismo, ou seja, um ou mais órgãos estão sobrecarregados.

“É fundamental escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental, escovar a língua com escova e/ou raspadores linguais, indicados pelo dentista, evitar períodos longos de jejum e hidratar-se”, recomenda.

video_content

Movimente-se com naturalidade, sem balançar o corpo de um lado para outro; Evite pressionar uma mão contra a outra, colocar as mãos nos bolsos ou deixar os braços cruzados ou “soltos”; Mantenha as mãos na altura da cintura, movimentando-as de forma a reforçar a mensagem.

Numa mordida normal os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Caso tal não aconteça estamos perante uma maloclusão.

Entre os problemas bucais causados pelos dentes tortos está a dificuldade de mastigação, a alteração da fonética e a respiração pela boca, que ocasiona problemas na gengiva, língua e mau hálito.

Por não saber disso, muitas pessoas têm a mordida incorreta sem nem se dar conta disso. Isso acontece devido ao mau alinhamento dos dentes e acaba causando dificuldades nas ações básicas do dia a dia como falar e mastigar. Esse problema é conhecido como 'mordida errada'.