Como deve ficar a cortina da sala?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Ela deve ir até o chão caso não haja nenhum móvel embaixo. Não use um varão do tamanho exato da janela, ele deve ser um pouco maior para que o tecido não fique acumulado na frente, prejudicando a iluminação. Cortinas curtas dão a impressão de que o seu ambiente é menor do que realmente é.

O lado correto da cortina é a parte plastificada de PVC voltada para a janela, deixando a parte revestida de tecido decorativo para dentro. Alguns modelos possuem os dois lados em PVC. Nesse caso, a parte que deve ficar voltada para a janela é a que possui o acabamento mais rústico.

Cores escuras são mais recomendadas para salas e quartos maiores. Além de passar uma sensação mais ampla, optar pelos tons clarinhos evita um pouco a perda de luz – e luz é energia, não é mesmo? Da mesma forma que uma parede escura passa a ideia de um ambiente menor, com as cortinas a sensação é parecida.

Nessas condições, procure colocar a cortina na metade da distância entre o topo da janela e o teto. Ainda, quanto mais larga a vara e mais alta ela estiver, mais você conseguirá bloquear a luz que entra. É indicado que o início e o fim da vara estejam 10cm para além dos limites laterais da janela.

Nas salas e quartos, o ideal são cortinas que ocupam a parede toda, do piso ao teto, para trazer maior conforto. Porém, no enquanto no quarto o blackout é indicado para vedar o máximo da luz, na sala buscamos um pouco mais de permeabilidade visual.

Para vedar a luz corretamente, ele deve passar 20 centímetros de cada lado da janela, ou seja, ser 40 centímetros mais largo do que a mesma. Ao comprar uma cortina pronta, não esqueça que a medida e o consumo são informações diferentes.

As cortinas curtas para sala são ótimas opções para quem não possui janelas altas e largas. Dessa forma, as cortinas curtas para sala são perfeitas para janelas menores e dos padrões que muitas casas e apartamentos aqui no Brasil possuem. Uma dica é colocar o varão da sua cortina mais próximo do teto.

Procedimento

  1. Introduza os ganchos na parte superior a cada 8-10 cm, aproximadamente.
  2. Antes de fixar a sua cortina deve franzi-la. Para a franzir, puxe os fios nas extremidades da parte superior. Atenção: para bloquear o franzido deve atar os fios. ...
  3. Fixe a sua cortina introduzindo os ganchos nas ilhoses situadas no varão.

8 dicas para escolher as cortinas para casa sem errar

  1. Tamanho da cortina. ...
  2. Defina o objetivo. ...
  3. A escolha da cor. ...
  4. Não escolha tecidos escuros para ambientes onde a cortina ficará exposta ao sol. ...
  5. Se o objetivo é decorar escolha tecidos leves. ...
  6. Suporte e acabamentos de cortina. ...
  7. Barra da cortina. ...
  8. Escolha uma que não encolha.

As cortinas que estão na moda no momento são as cortinas com tecido de linho e as cortinas com tecido em veludo. As cortinas de veludo têm sido utilizadas para quem quer uma base mais pesada, com um maior caimento, já as de linho, são utilizadas para quem quer um estilo mais sofisticado, com um caimento mais leve.

Como deve ser a barra da minha Cortina??
Na Decorali Cortinas, nossas barras atendem um requisito de padrão industrial e design de interiores: 10% da altura da cortina, observando também 0,5 a 1 cm do chão, para que a cortina não fique tocando ao chão o que pode danificar e até “encardir” o tecido.

Cores. As cores preferidas para as cortinas são as claras e neutras, como o branco, bege, rosé ou os tons de Off White. Isso porque elas não sobrecarregam visualmente o ambiente e podem ser facilmente combinadas com diferentes estilos de decoração.

Se você tem uma parede branca, aposte em um tom neutro para a cortina. Se tem uma parede bege, cores como off white, branco e o próprio bege caem bem. Em uma parede cinza, cortinas de tons cinza claro, off white ou branco garantem mais elegância e seriedade para a composição final do espaço.

O aconselhável é utilizar o varão na mesma cor do ilhós da cortina, para manter a delicadeza da peça. Dica: é indicado que para a modalidade de varão, a largura da cortina seja o dobro da largura do varão. Por exemplo: se o varão utilizado possui 2 metros, é importante que a cortina tenha 4 metros de largura.

Neste caso, a cortina deve ter a largura da parede e 5cm a menos de altura da parede, pois a distância do varão para o teto não deve ser inferior a 5cm, evitando que a cortina encoste no teto. Caso queira deixar a cortina com mais ondulações, mais volumosa, você pode optar por um varão um pouco menor.

10 cm

A distância entre a janela e o suporte do varão deve ser, no mínimo, de 10 cm (A) e, a distância entre a janela e o varão deve ser, no mínimo, de 10 cm (B).

Basta medir a altura do topo do varão até ao nível do chão para saber qual a altura da sua cortina. Caso não pretenda que a sua cortina toque no chão, deverá diminuir esta medida em 2 cm. Para um aspeto mais decorativo, poderá acrescentar à altura medida 4 a 5 cm para que a sua cortina caia sobre o pavimento.

Usar cortinas curtas ou muito longas
Sem dúvida, as cortinas curtas – tanto as que terminam logo após o final da janela quanto as que ficam um pouco acima do chão – não favorecem o ambiente. Isso porque dá a sensação de pé direito baixo.

Recomenda-se que o varão passe a largura da janela em 20 cm, sendo 10 cm de cada lado. Ao comprar um varão, saiba o diâmetro de que você precisa. Temos varões de: 13 mm: recomendados para cozinha; 19 mm: mais indicados para quartos ; 28 mm e 32 mm: recomendados para sala, pois suportam mais peso.

Em geral, as cortinas de boa qualidade e que são bem cuidadas podem durar de 5 a 10 anos ou mais. Algumas cortinas feitas com tecidos mais delicados ou sensíveis a luz solar, por exemplo, podem desbotar ou desgastar mais rapidamente do que outras feitas com materiais mais resistentes.