Como deve ficar a cinta Pós-cirúrgica?

Perguntado por: dcurado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A cinta precisa estar confortável e não muito apertada. Peça auxílio ao seu cirurgião, pois o modelo da cinta depende do tipo de cirurgia realizada. A cinta não deve dobrar, principalmente quando se senta. As talas e placas servem para manter, principalmente, a região da cintura, sem dobras.

Dormir com a cinta modeladora faz mal para a saúde? Verdade. Dormir com a cinta não traz nenhum benefício e pode prejudicar a saúde, pois afeta a movimentação do diafragma e também pode causar prisão de ventre. A cinta modeladora deve ser usada de 6h a 8h por dia, de acordo com a recomendação de especialistas.

Como utilizar a cinta modeladora corretamente depois da abdominoplastia. A minha recomendação costuma ser de que a paciente utilize a cinta 24h por dia, de 60 a 90 dias depois da abdominoplastia. Depois desse período, podemos diminuir o tempo de uso para 12h diárias.

Sem o acessório, a sustentação do corpo fica comprometida, os inchaços tornam-se bem mais proeminentes, a cicatrização pode demorar tempo superior ao estimado, sem contar a vulnerabilidade imposta à área tratada.

Independente do seu objetivo ao usar a cinta modeladora, ela não é recomendada por 24 horas por dia. A indicação é que ela seja usada entre 2 e 4 horas por dia, apenas em períodos diurnos. O máximo de tempo que se pode manter a cinta são 8 horas.

Depois de seco, coloque a embalagem plástica por 30 minutos na geladeira ou 15 minutos no freezer para que as fibras se reidratem e voltem ao estado normal.

Colocar a cinta por 30 minutos no congelador auxilias as fibras se recuperarem e dessa forma possam manter a compressão efetiva.

Por deixar a região do abdômen mais firme, dando sustentação aos músculos, a cinta modeladora tem o poder de melhorar a postura. Essa peça faz com que a coluna permaneça ereta, evitando a formação da “corcunda”. Além disso, com a melhora da postura, a consequência é que a barriga não fica proeminente.

"Utilize a cinta nos horários diurnos apenas, lembre-se que 2 a 4 horas por dia já traz excelentes resultados", afirma.

Você saberá que sua cinta está apertada o suficiente quando sentir que ela está proporcionando compressão e perceber que faz sua silhueta parecer mais esguia.

Sim. Pode comer normalmente usando a cinta.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

Em curto prazo, todas as pacientes de Abdominoplastia têm pontos inflamados. Isso faz parte do processo de cicatrização e melhora em 2 ou, no máximo, 3 semanas. Porém, caso isso não aconteça e o ponto inflamado fique escuro, você deve procurar a orientação do seu cirurgião plástico.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

O seu uso deve ser de 24 horas, retirando-se apenas para tomar banho. Sempre, ela é usada por, no mínimo, 30 dias - e após esse período pode ser retirado para dormir, seguindo o uso por até 3 meses.

A intensidade do inchaço e o tempo que ele demora para passar pode variar muito de uma pessoa para outra e de acordo com a forma como ele foi tratado. No caso da lipo, pode durar um pouco mais que os outros. Geralmente, o inchaço desaparece entre 4 a 6 semanas, podendo perdurar ainda por cerca de 6 a 8 meses.

Quando apertar a cinta pós-cirúrgica para lipoaspiração? Logo após a cirurgia o corpo fica inchado, e com o passar dos dias o edema vai aliviando. Portanto, é normal que surja a necessidade de apertar a cinta pós-lipo. Pois antes do término do seu uso, o corpo ainda estará se transformando.

Outra coisa que você pode fazer para que a cinta não enrole, é passar fixador de cabelo no corpo. Para fazer isso é muito simples, basta molhar algumas folhas de papel toalha com o fixador de cabelo e colocar em toda a volta do abdômen. Em seguida, coloque a cinta normalmente. Isso impedirá que a cinta fique subindo.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto.

Comece lavando sua cinta modeladora à mão, com sabão de glicerina, sem torcer ou esfregar muito forte. Enxague bem para não restar resíduos e retire o excesso de água com uma toalha macia; Coloque a cinta para secar em um local arejado e com sombra.

Alguns cuidados com o produto

  1. Lavar 2 ou 3 vezes por semana;
  2. Lavar com sabão neutro;
  3. Lavar manualmente;
  4. Não usar produto com cloro;
  5. Secar a sombra;
  6. Não passar ferro;
  7. Após a secagem coloque em geladeira por 30 minutos para hidratação dos fios.