Como Deus vê o ser humano?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Segundo a Bíblia, o Criador nos vê como a menina de seus olhos, pois somos o centro de sua atenção. Também o rei Davi clamou ao Senhor (Sl 17,8) para o guardar como a menina de seus olhos, o que significa que temos tanto valor quanto as pupilas de Deus.

Nós somos a menina dos olhos de Deus!
Assim como o rei protege a sua princesa, o Senhor nos protege com a sua força e poder. Somos protegidos por Deus, salvos por Ele! Desde o ventre da nossa mãe, Ele escolheu-nos (Jeremias 1:5).

Deus quer tirar nossa dor e sofrimento e nos transformar por meio disso. Ele quer usá-lo para a Sua glória e para o nosso bem, para nos tornar mais semelhantes a Jesus, para o nosso bem e para o bem do mundo. Porque o que o nosso mundo precisa é de Jesus.

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” 23 Talvez não estejamos em nossa melhor forma todos os dias, mas se estivermos nos empenhando, o convite de Jesus está repleto de incentivo e esperança: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Ele nos chama para perto de si para nos perguntar: “O que queres que eu te faça?”. Nós podemos responder como Bartimeu: “Senhor, que eu creia!”. E Ele nos ajudar a enxergar a luz da fé e da esperança.

O Salmo 9 é atribuído a Davi e sua mensagem pode ser resumida: Deus "compra nossas brigas" ou toma as nossas causas. No verso 3, Davi afirma que os inimigos dele tropeçavam e eram destruídos quando se deparavam com o próprio Senhor Deus.

Em 1 Timóteo 1.5, diz assim a Escritura: “Ora o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de um coração puro, de consciência boa e de fé sem hipocrisia”.

A revelação, antes de tudo, funda-se na inciativa de Deus que, por bondade e sabedoria comunicou a Si mesmo ao ser humano, convidando-o à vida de comunhão consigo. Em Jesus Cristo, a revelação divina alcança sua consumação e por Ele os homens são introduzidos na vida da graça.

Quero compartilhar com você o versículo 15 de Salmos 34: “Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor”.

Olhos voltados para o alto e direita significam experiências passadas; Olhos voltados para baixo e esquerda dizem sobre momentos de emoção e sensações cinestésicas; Olhos voltados para baixo e direita são reservados a diálogos internos e um momento de audição passiva.

Devemos tentar viver cada dia de forma a não ter ofensas contra quem quer que seja a pesar em nossa consciência. Deus colocou na Igreja certos meios de ajudar-nos, em outras palavras, os apóstolos, profetas, evangelistas e assim por diante, para “o aperfeiçoamento dos santos” [ver Efésios 4:11–12].

A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.

Desde o princípio, Deus preparou um plano para nos salvar, nos ajudar a encontrar felicidade e nos tornar mais semelhante à Ele. Esse plano é chamado de 'plano de salvação' ou 'plano de felicidade'.

Deus tem um plano para nossa vida desde o início do primeiro ato — um plano que, se seguido, fornece consolo e orientação agora, bem como salvação e felicidade eterna em nossa vida pós-mortalidade. Entender o que vem a seguir pode nos ajudar a viver uma vida mais feliz agora e na eternidade.