Como Deus nos motiva?

Perguntado por: lmoraes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Na jornada cristã, a fé e a motivação surgem da comunhão com Jesus por meio da oração e do estudo contínuo da palavra de Deus. Mesmo nos momentos difíceis, é possível aprender a viver contente. Na Bíblia, Paulo ensinou que a motivação que o espírito de Deus promove é de extrema importância para vencer as lutas diárias.

Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Lembrar do que te faz feliz, daquilo que gosta, das pessoas que você ama e das que também te amam, das suas conquistas, momentos únicos e tantas outras coisas que te motivam são importantes em momentos difíceis e te darão força para seguir em frente!

Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.

O poder da motivação reflete-se através de atitudes que temos diante da vida, ou seja, como cada um lida com as situações. Todos temos duas escolhas para fazer quando acordamos: fazer do dia de hoje um bom ou um mau dia. Esta é uma decisão que temos de tomar diariamente.

Aprenda 6 técnicas poderosas para aumentar a motivação

  1. Defina as suas metas.
  2. Acredite no seu potencial.
  3. Analise os seus hábitos.
  4. Comemore mesmo as pequenas vitórias.
  5. Aprenda com os erros.
  6. Comece hoje.

Motivação – como manter-se motivado e alcançar suas metas

  1. Visualize seus objetivos. ...
  2. Examine as razões da sua motivação. ...
  3. Aceite seus erros. ...
  4. Estabeleça metas menores. ...
  5. Compita com você mesmo. ...
  6. Faça um planejamento e reflita sobre seus grandes objetivos.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

Conheça os 6 tipos de motivação

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. A motivação por medo envolve consequências. ...
  • CONQUISTA. A motivação por conquista é comumente pensada como um impulso por competência. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

A importância da motivação pessoal no cotidiano das pessoas
Além de ser uma forma de se inspirar a perseguir novas conquistas, a motivação pessoal pode ser um ótimo escudo para proteger a autoestima e os sentimentos pessoais do stress que a dura rotina diária acaba por causar.

É na quietude de nossa alma que nos conectamos com Deus e ouvimos aquilo que ele tem a nos dizer. Por isso, é importante que, mesmo em meio a uma rotina corrida e puxada, busquemos um momento de silêncio em nossos dias. Desligue seus aparelhos eletrônicos e avise seus familiares e amigos sobre seu momento de meditação.

Reafirmando: manter o foco depende do que você deixa no seu campo de visão; por isso, concentre seu olhar em Deus e no que ele te proporciona como meio para a oração hoje! Assim, te motivo a ampliar a lente do que precisa do seu foco!

Logo, uma das principais dicas para manter o foco é definir uma rotina regular e ter uma boa noite de sono para evitar o cansaço excessivo. Afaste-se da tarefa quando o seu interesse nela começar a diminuir. Volte apenas quando você tiver reabastecido a sua energia.

Continuar lendo Como você se motiva?