Como Deus Jaguar foi representado?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A figura do jaguar-homem caracteriza-se por uma distintiva boca desdentada e voltada para baixo, olhos amendoados, muitas vezes envergando um toucado com abas laterais ondulantes.

Assim como o leão é visto como o rei da floresta, o jaguar é considerado o guardião. Isso quer dizer que, segundo a crença, ele é responsável por transformar a vida da floresta tropical.

Significado de Jaguar
substantivo masculino Mamífero carnívoro da América do Sul, semelhante à pantera, de malhas oceladas, também conhecido como onça-pintada.

Quetzalcóatl

Quetzalcóatl é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias. É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica.

Ao todo, os astecas adoravam mais de 200 deuses. Seus mais proeminentes foram: Huitzilopochtli, o pai dos astecas.

Huitzilopochtli

Este deus asteca era filho de Coatlicue ("a da saia de serpente"). O seu nome significa "O Colibri Azul à Esquerda" e era o deus da guerra, das tempestades e do sol.

O termo tem origem no tupi guarani, ya'wara – “jaguar”, palavra que não é muito usada por aqui, mas que deu origem ao nome do animal no resto do mundo. Por décadas, a onça pintada resistiu ao maior e mais cruel predador da história: o homem.

A Jaguar surgiu em 1922, na Inglaterra, mas ainda não tinha esse nome. Inicialmente, a empresa criada pelos jovens William Walmsley e William Lyons, produzia apenas Sidecars (carrinhos acoplados em motocicletas). Porém, com o tempo foi evoluindo.

A onça traz a energia da coragem, da sensualidade e do poder. Simboliza a conquista do espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade. A onça representa poderosas energias sexuais. Sua força ajuda a resolver traumas e bloqueios sexuais, traz força, proteção, disciplina e renascimento.

Segundo ele, entre o referido povo, o jaguar correspondia a Tezcatlipoca, deus das trevas e do céu noturno pontilhado de estrelas, tal qual a pelagem do felino.

Jaguar (Panthera onca)

Jaguar (Panthera onca) · BioDiversity4All.

O jaguar (Panthera onca) é um animal com uma uma associação proeminente e constante nas culturas e crenças das sociedades mesoamericanas pré-colombianas do Novo Mundo, similar a do leão (Panthera leo) e a do tigre (Panthera tigris) no Velho Mundo.

A mitologia grega, tão superficialmente conhecida pela maioria quanto profunda em significados, é tida por especialistas de variadas épocas como uma das mitologias mais ricas da história que deixou rastros.

Itzamná

A figura mais importante do panteão maia é Itzamná, deus criador, senhor do fogo e do coração. Representa a morte e o renascimento da vida na natureza. Itzamná é vinculado ao deus Sol, Kinich Ahau, e à deusa Lua, Ixchel, representada como uma velha mulher demoníaca.

Quetzalcóatl é a sua grande figura mítica que tem o poder de ressuscitar. No decorrer dos anos a figura de Quetzalcóatl veio a multiplicar-se e seu simbolismo tornou-se muito complexo. O “deus-herói” da América Central relaciona-se com cultos de renovação da natureza, com os mitos da realeza e da vida eterna.

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México liderados pelo espanhol Hernán Cortés. Os desentendimentos entre esses dois povos levaram a um confronto que foi responsável pela conquista da cidade Tenochtitlán em 1521.

Os astecas são originários dos povos mexicas que se estabeleceram no Vale do México por volta do século XIII. As lendas astecas falam que eles migraram de uma região lendária chamada Aztlán, que supostamente ficava no norte ou noroeste mexicano.

Isis Deusa Egípcia Da Fertilidade E Da Maternidade.

Outros deuses importantes eram Ah Puch, o deus da morte, e Itzamna, o deus criador do Universo. A civilização maia teve seu auge entre 250-900 d.C. A partir dessa data, os historiadores identificaram um misterioso esvaziamento de grande parte das cidades maias.

Entre os diversos deuses maias, podem ser citados Itzamná, deus criador do Universo; Kinich Ahau, deus Sol; Chac, deus relacionado com a água; Bolon Tza'cab, deus relacionado ao cetro; Ah Puch, deus da morte; e Ix Chel, a senhora do arco-íris.

Continuar lendo Tem Jaguar na Amazônia?