Como Deus fala nos dias de hoje?

Perguntado por: ecamilo9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Deus fala com cada um de nós de uma maneira que consigamos entender (ver Doutrina e Convênios 1:24). As pessoas às vezes têm sonhos e visões. Porém, o mais comum é Deus falar conosco na forma de sentimentos serenos provenientes do Espírito Santo, como calor, paz ou alegria.

"Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo." Só Deus é capaz de curar o nosso coração. Somente a Sua palavra cura, liberta e fortalece. Peça a Deus para sarar o seu coração.

Deus nos fala, sobretudo, pelo silêncio interior, pela alma do discípulo que quer aprender, que é desejoso e sedento d'Ele, que se coloca na atitude de escuta. Meditação, reflexão e silêncio interior são elementos que não podem faltar em nossa caminhada!

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: "A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração".

Jesus não usa só a palavra para anunciar a Palavra. Ele transmite sua mensagem tanto pelas palavras, quanto pela totalidade de sua vida inteira. Jesus é o Evangelho vivo, é inteiramente Palavra de Deus. As suas palavras, seus gestos, as lágrimas, suas caminhadas ou pescaria, tudo é sinal vivo de Deus.

A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

O nome do Deus bíblico
Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico). Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".

Deus tem um plano para cada um de nós. Ele criou esta Terra e nos mandou aqui para que pudéssemos ter fé e encontrar alegria. Nossos desafios nos ajudam a crescer e nos preparam para viver com Ele novamente.

Segura firme minha mão e aumenta minhas forças na caminhada da vida. Me conduz pelo melhor caminho guiando meus passos. Me protege de todo mal. Aumenta minha fé e renova cada dia a minha confiança em Ti.

47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus. 47 Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus.

Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele. Ele não responde apenas para satisfazer nossa curiosidade.

Todas as vezes que deixou de escutar ao Senhor, nosso Deus, o Seu povo bateu a cabeça, extraviou-se.

Para aumentar nossa capacidade de ser influenciados e orientados em nossa vida pelo Espírito Santo, como Néfi, precisamos cultivar o desejo de receber essa influência e orientação, exercer a fé no Senhor Jesus Cristo, “orar sempre e não desfalecer” (2 Néfi 32:9), e obedecer aos mandamentos.

As Vozes do Mundo
A voz do Espírito está sempre presente, mas é serena. Isaías afirmou: “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre”.

Nós conseguimos ouvir porque nossos ouvidos convertem as vibrações de uma onda sonora presente no ar em sinais que nosso cérebro interpreta como um som.

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Saulo

Depois, Saulo ouviu a voz de Jesus perguntando por que ele estava perseguindo os santos. Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções.

O “povo de Deus” é uma expressão que designa tanto o povo de Israel bíblico como os cristãos de todos os tempos.