Como deus acalma à tempestade?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água. Os discípulos ficaram com medo, achando que o barco iria afundar. Então acordaram Jesus e pediram-Lhe ajuda. O Salvador ordenou ao vento que parasse de soprar e que as ondas se acalmassem.

O verso 27 de Mateus 14 diz o seguinte: “Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais”.

A tempestade fez com que os discípulos se sentissem desamparados. O fato de Jesus dormir lembra-nos apenas de que mesmo que nós não percebamos, Ele está sempre agindo. O que precisamos é ter fé, porque seu poder alcança até as forças mais ocultas da natureza.

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Elas podem ser: ciclones, furacões, rajadas de vento, granizo, tempestades de areia, entre outros.

Durante as tempestades fique em casa. Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.

a perda da qualidade do ar; a diminuição da visibilidade; o aumento da ocorrência de doenças respiratórias; o registro de danos materiais em estruturas humanas.

Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas; • Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, etc.; • Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente; • Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d'água, etc.; • Afaste-se de ...

E cessou o vento, e fez-se grande bonança. 40 Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé? 41 Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Introdução: Jesus acalmou a tempestade duas vezes. Isso é confirmado pelo evangelista Marcos que também narra duas tempestades diferentes (Marcos 4.35-41 e 6.45-52). Na primeira tempestade Jesus estava dentro do barco dormindo e na segunda tempestade Ele estava fora do barco e veio andando sobre as águas.

Daí vem a pergunta dos discípulos: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”. A resposta não pode ser outra a não ser: É o Cristo, o Filho de Deus! Sendo plenamente homem, Ele dormiu no barco; mas sendo plenamente Deus, Ele acalmou a tempestade.

E nessa passagem, aprendemos que Cristo tem toda a autoridade espiritual e poder para repreender a tempestade e desfazer as obras do diabo contra nós. Foi por isso que Ele disse que recebeu do Pai toda autoridade no céu e na terra (Mateus 28:18).

A nossa fé é o termômetro, portanto, o que está à nossa vista, o que conseguimos tocar não é para nós sinal de fé. Para viver a fé precisamos ir mais além, mesmo que nada comprovemos nem vejamos, nem sintamos. Não conseguimos ver Jesus literalmente, mas sabemos que Ele está muito perto de nós e age na nossa vida.

“Dá-nos agora muita felicidade assim como nos deste muita tristeza no passado, naqueles anos em que tivemos aflições” (Sl 90.15). Moisés, autor do Salmo 90, é considerado um dos maiores líderes que esse mundo já conheceu.

Feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência. Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém.

Oração para acalmar a ansiedade
Senhor Deus, que a alegria transborde profundamente em meu ser. Com teu poder e em nome de Jesus, refaça minha história, meu passado e meu presente. Liberte-me senhor de todo o mal, e que nos momentos de solidão, de descaso e de rejeição, eu seja curado e libertado na tua presença.