Como determinar o volume do corpo humano?

Perguntado por: ooliveira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Podemos calcular o volume através da multiplicação do comprimento x largura x altura. Em resumo, podemos definir o volume de forma prática como sendo a grandeza que expressa a extensão de um corpo em três dimensões: altura, largura e comprimento.

Para determinarmos o volume de um corpo precisamos multiplicar a área da base e a altura. Lembrando que a base de uma figura pode assumir variadas dimensões (triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, heptágonos entre outros).

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura.

Fórmula: V = comprimento x largura x profundidade V = 8 m x 5 m x 1,5 m = 60 m³ (sessenta metros cúbicos), lembrando que 1 m³ (metro cúbico) é igual a 1000 litros.

Relação entre as medidas de capacidade e volume
O litro e o metro cúbico são medidas que medem capacidade. Em função disso, os múltiplos e submúltiplos dessas duas medidas podem ser relacionados: 1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro.

As unidades de volume mais utilizadas são: metro cúbico (m³), decímetro cúbico (dm³) e centímetro cúbico (cm³). Dentre as medidas de capacidade mais utilizadas temos o litro (l) e o mililitro (ml).

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.

O corpo humano, constituído principalmente por água, tem densidade relativa próxima de 1,0 (aproximadamente 0,95). Esse número varia com a porcentagem de gordura corporal. A massa corporal magra (ossos, músculos, tecido conjuntivo e órgãos) tem densidade relativa de 1,1.

A densidade, em média, do corpo humano é 0,97 g/cm³. Ou seja, na média, temos a tendência de flutuar! MAS, essa densidade do corpo humano é influenciada pela quantidade de massa gorda e massa magra que cada pessoa apresenta. O tecido adiposo tem densidade de 0,90 g/cm³, sendo, portanto, inferior à densidade da água.

A densidade é uma propriedade física que associa a massa de um material ao volume que ele ocupa. Ela pode ser usada para caracterizar diferentes materiais. Em razão da alta quantidade de sal na água do mar Morto, as pessoas conseguem flutuar sem esforço.

São elas: quilômetros cúbicos (km³), hectômetros cúbicos (hm³), decâmetros cúbicos (dam³), metros cúbicos (m³), decímetros cúbicos (dm³), centímetros cúbicos (cm³), milímetros cúbicos (mm³). 1 m³ equivale ao espaço que um cubo de 1 metro de aresta ocupa.

A fórmula é V = c * l * a, onde V = volume, c = comprimento, l = largura e a = altura.