Como detectar um aneurisma abdominal?

Perguntado por: agil . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A dor pode ser intensa e, muitas vezes, extrema, caso haja vazamento no aneurisma. Quando um aneurisma se rompe, o primeiro sintoma geralmente é uma dor extrema na parte inferior do abdômen e nas costas, bem como sensibilidade na região sobre o aneurisma.

O diagnóstico é por ultrassonografia ou TC. O tratamento consiste em cirurgia ou enxerto de stent intravascular. Os aneurismas da aorta abdominal (AAAs) respondem por três quartos dos aneurismas aórticos e comprometem 0,5 a 3,2% da população. A prevalência é 3 vezes maior em homens.

É mais frequente em homens acima de 60 anos, mas pode também acometer as mulheres e jovens. A cirurgia de aneurisma da aorta eletiva visa, principalmente, evitar a rotura, que causa um extravasamento maciço de sangue. A chance de sobreviver a um aneurisma roto é muito baixa.

Sintomas de aneurismas da aorta abdominal
Quando um aneurisma se rompe, o primeiro sintoma geralmente é uma dor extrema na parte inferior do abdômen e nas costas, bem como sensibilidade na região sobre o aneurisma.

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

Como dito anteriormente, é normal sentir a barriga pulsando. Mas, em caso de dúvidas, se a pulsação na barriga é anormal, uma ultrassonografia do abdômen pode ajudar a avaliar. Além disso, um cirurgião vascular é útil no diagnóstico e também na cirurgia de um aneurisma da aorta abdominal.

Dicas:

  1. Parar de fumar imediatamente.
  2. Controlar a Pressão Arterial.
  3. Faça o Check-up Vascular.

Essa porção estende-se pelo tórax no lado esquerdo do mediastino e pelo abdome até a região superior da pelve. A aorta torácica apresenta ramificações que garantem a irrigação de estruturas presentes na região entre o arco aórtico e o diafragma.

Sintomas de aneurismas da aorta torácica
Os sintomas típicos são dor (geralmente na região superior das costas), tosse e sibilos. Raramente, uma pessoa pode tossir sangue por causa de pressão sobre traqueia ou vias aéreas adjacentes ou devido a sua erosão.

Mas a maioria deste tipo é aterosclerótico ou degenerativo, ou seja, está relacionada com o fato de apresentarem fatores de risco semelhantes, como o tabagismo, a idade e a hipertensão.

Cirurgia de Aneurisma
Das duas ocorrências o aneurisma cerebral é considerado o mais perigoso, pois ao romper-se dentro da cabeça produz lesão e aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.

Portanto o especialista indicado para a avaliação e tratamento de aneurismas em qualquer lugar do organismo, que não no cérebro, é o cirurgião vascular.

Diagnóstico. Se seu médico vir sinais de um aneurisma de aorta torácica, é possível que ele solicite exames para confirmar o diagnóstico. Esses exames geralmente incluem radiografia do tórax, ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC), ultrassom e angiografia.

Avaliação do tratamento indicado para aneurismas
Contudo, em caso de observação é importante tratar a pressão alta, não fazer esforço físico grande que implique em aumento da pressão dentro do abdome e não fumar.

Abaixo desse calibre, o risco de ruptura é menor do que a mortalidade da operação, que gira em torno de 5% a 10%. "Quando o aneurisma atinge o diâmetro de 5,5 cm, há uma inversão. O risco de rotura – 15% – passa a ser maior que o risco de morte durante o procedimento cirúrgico", observa Mendonça.

Quando é feito o diagnóstico, em qualquer local do corpo, a primeira recomendação é a de afastar toda e qualquer atividade fisica acima da intensidade leve!