Como detectar metais pesados no organismo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Urina e sangue podem ser usados para testes de metais pesados, mas não necessariamente servem para as mesmas formas de metal. Por exemplo, metilmercúrio – um mercúrio orgânico encontrado em peixes – pode ser detectado no sangue, mas não na urina.

Algumas formas de eliminar metais pesados do organismo naturalmente são:

  1. Coentro. Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. ...
  2. Chlorella. ...
  3. Fibras dietéticas. ...
  4. Alho. ...
  5. Selênio. ...
  6. Vitamina C. ...
  7. Coenzima Q10.

Os laboratórios podem oferecer diversos grupos de testes específicos para dosagens em sangue ou em urina. O médico solicitará o painel que corresponda à ocupação, ao hobby ou à exposição suspeita, e/ou aos sintomas clínicos.

Alguns laboratórios de análises clínicas oferecem a mesma avaliação, dividida em pelo menos 34 exames diferentes, e chega a custar R$ 625 (valor orçado pelo laboratório LANAC). No entanto, em geral, esses exames não são cobertos por planos de saúde.

O exame de mineralograma apresenta de forma detalhada os seguintes indicadores: Vitaminas. Minerais. Metais Pesados.

Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como depressão, problemas cognitivos, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm sido amplamente relacionadas com os danos causados por metais pesados no sistema nervoso central1,2.

consulta esse exame sai pelo valor de R$277.

As intoxicações por metais pesados, que ocorrem mais freqüentemente, são causadas por alumínio, arsênio, bário, berílio, cádmio, chumbo, mercúrio e níquel.

Os peixes são a principal preocupação, pois podem possuir enormes quantidades de metais pesados devido à bioacumulação. A cada avanço na cadeia alimentar, o peixe seguinte está mais contaminado, uma vez que terá se alimentado de vários organismos também contaminados.

Grãos e produtos granulados (leite, queijo e iogurte), sobremesas e bebidas são os principais contribuintes de alumínio na dieta. Outros alimentos que contém elevados níveis do elemento são especiarias e ervas e pepino em conserva, por exemplo.

Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo. Não há quem resista a um exagero à mesa de vez em quando. Situações como Natal, Ano Novo ou mesmo alguma festa mais farta no fim de semana são perfeitas para saciar a gula.

mercúrio (Hg)

Dentre os metais mais tóxicos destacam-se o mercúrio (Hg), o chumbo (Pb) e o cádmio (Cd) e como metalóide, o Arsênio (As). O mercúrio é o mais volátil dos metais e seu vapor é altamente tóxico.

Quando o alumínio é ingerido, via alimento, sua toxicidade aguda é baixa pois, em pessoas saudáveis, a maior parte do alumínio absorvido é excretado pelos rins. No entanto, em pessoas que sofrem de problemas renais, esse processo de excreção não funciona bem o suficiente, o que ocasiona um acúmulo de alumínio no corpo.

O vinagre de maçã ajuda na remoção de metais pesados e resíduos químicos como ceras inorgânicas, parafina e silicone dos fios. Esses resíduos pesam os fios deixando os opacos e sem brilho.

O OLIGOSCAN é um método prático e revolucionário de medir em poucos segundos a biodisponibilidade dos mineras no corpo, além de intoxicação por metais pesados, avaliação de estresse oxidativo e possibilidade de desequilíbrios orgânicos pela carência ou excesso de minerais.