Como detectar má absorção?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O exame de fezes que mede diretamente a quantidade de gordura nas fezes coletadas ao longo de três dias é o mais confiável para o diagnóstico de má absorção de gordura, que está presente em quase todos os distúrbios de má absorção.

Os tipos de má absorção
Já o segundo tipo é quando a alteração ocorre na própria mucosa do intestino. Tais alterações podem incluir a doença de Crohn, infecções locais, Espru tropical, doença celíaca, doença de Whipple, retocolite ulcerativa, tumores na região do intestino delgado, entre outras patologias.

O especialista alerta que é necessário buscar auxílio médico. A incapacidade de absorver determinados pacientes pode ocasionar diversos problemas de saúde.

O revestimento do intestino delgado tem vilosidades em sua superfície, que são como pequenas dobras que aumentam a área superficial do intestino, permitindo que mais nutrientes sejam absorvidos.

A má absorção causa diarreia, perda de peso e fezes volumosas e fétidas. O diagnóstico é baseado nos sintomas característicos, juntamente com exame de amostra de fezes e, às vezes, uma biópsia do revestimento do intestino delgado.

Constipação: A falta de enzimas digestivas também pode causar constipação, pois a digestão incompleta pode tornar as fezes mais densas e difíceis de passar. Dor abdominal e cólicas: A má digestão pode causar dor abdominal e cólicas, especialmente após as refeições.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

Vamos as dicas:

  1. 1) Associar o ferro com vitamina C. O ferro é uma vitamina bem importante para nosso organismo e sua deficiência está relacionada com fadiga, tontura, fraqueza e a anemia. ...
  2. 2) Evitar café/cafeína após refeições. ...
  3. 3) Evitar consumir cálcio junto com ferro. ...
  4. 4) Deixar as leguminosas de molho antes do consumo.

Ao prejudicar a absorção de vitamina B12, pode levar ao quadro conhecido como anemia perniciosa. Indivíduos com distúrbios do estômago e do intestino delgado, como doença celíaca e doença de Crohn, também podem não conseguir absorver vitamina B12 suficiente dos alimentos para manter reservas saudáveis no corpo.

Como aumentar a absorção de proteínas?

  1. Dê uma chance para a ingestão de carboidratos. ...
  2. Conheça o seu perfil hormonal. ...
  3. Esteja atento ao volume de treinos. ...
  4. Cuide da sua saúde intestinal. ...
  5. Opte pelo consumo de proteínas de qualidade. ...
  6. Não descuide do consumo de calorias. ...
  7. Experimente a suplementação.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Vitamina B12

Vitamina B12: melhora a saúde do trato gastrointestinal e pode ajudar a prevenir doenças inflamatórias no intestino.

Dessa forma, o organismo fica com o trânsito intestinal acelerado, o que leva ao aparecimento das fezes com alimentos não digeridos. Estes quadros causam alteração no trato digestivo e, com isso, impedem a digestão correta dos alimentos ou levam a diarreia.

Beber muita água durante a refeição afeta a absorção de nutrientes. “Os líquidos podem prejudicar a percepção de saciedade do indivíduo e dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo na hora da digestão”, alerta a especialista.

“Existem três causas possíveis para a má absorção de gorduras: doenças do intestino delgado, como espru tropical, síndrome do intestino curto e ileíte; doenças do trato biliar ou hepático, como colestase e cirrose; e insuficiência pancreática exócrina, como pancreatite, câncer e fibrose cística”, alerta a profissional.

intestino delgado

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo. Intestino: Enjoo, fortes dores abdominais, prisão de ventre com distensão ou diarreia. Fígado: Má alimentação e consumo inadequado de bebidas alcoólicas e medicamentos.

O que é disbiose intestinal? A disbiose é uma condição clínica que acontece quando a microbiota intestinal está sofrendo algum desequilíbrio de bactérias. Isto é, quando o número de bactérias patogênicas, que fazem mal para o organismo, é superior ao número de “bactérias do bem”.

O diagnóstico, geralmente, é realizado com base nos sintomas. Assim sendo, são solicitados alguns exames de imagem, exames de fezes (para avaliar a quantidade de gordura), e exames de sangue (para medir as vitaminas e sais minerais).