Como detectar diabetes canina?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Diagnóstico do diabetes mellitus em cães

  1. Excesso de urina;
  2. Excessiva sensação de sede;
  3. Avidez por comida;
  4. Perda excessiva de peso;
  5. Maior suscetibilidade a infecções, como a que ocorre no trato urinário, por exemplo;
  6. Pressão arterial alterada;
  7. Inflamação dos olhos (uveíte);
  8. Doenças renais;

Os sintomas mais frequentes num animal com diabetes são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite, e aumento da frequência urinária. Por vezes surgem complicações como o aparecimento de cataratas, pancreatite, infecções, etc. Estes riscos estão diminuídos se a doença for bem controlada.

Diabetes em cachorro: tratamento
A doença infelizmente não tem cura, porém alguns cuidados como a aplicação de injeções de insulina no pet, exercícios físicos/brincadeiras e uma dieta equilibrada são fundamentais para melhorar a qualidade de vida do seu amiguinho.

A sobrevida média para cães com diabetes é de dois anos, e há muitos que vivem muito mais do que isso, desde que recebam tratamento adequado e sejam avaliados regularmente pelo veterinário.

Causas. Entre os fatores de risco para ocorrência do diabetes em cães estão: genética do animal, obesidade, pancreatite (inflamação do pâncreas), administração inadequada de medicamentos e outras enfermidades relacionadas ao metabolismo do cachorro (como a hiperlipidemia, que é o acúmulo de gordura no sangue).

CANINSULIN® é uma preparação de insulina de ação intermediária para tratamento do Diabetes mellitus em cães e gatos. O uso terapêutico de CANINSULIN® pode ser descrito como uma terapia de substituição para uma falta, ameaçadora à vida, de insulina endógena no animal a ser tratado.

A alimentação estrita à base de um alimento balanceado e em quantidade adequada; evitar abuso de petiscos calóricos; cuidados com o peso e saúde oral do animal; estimular atividade física; e castração precoce da fêmea canina são quesitos que trazem ainda outros benefícios além da proteção contra o diabetes.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Marcas como a Total Equilíbrio Veterinary O&D, Royal Canin Veterinary Diet Diabetic, Hill's Prescription Diet e Farmina Vet Life Natural, costumam ser bastante indicadas aos pais e mães de pets com diabetes.

Afinal, o cachorro bebendo muita água pode indicar alguma doença. Se um cachorro está tomando água em excesso, é possível que algo não esteja equilibrado em seu organismo, portanto o recomendado é procurar um médico-veterinário. A sede excessiva tem até nome: polidipsia.

"Devemos evitar carboidratos de rápida absorção e alto índice glicêmico, legumes com alta taxa de açúcar, tais como batata inglesa, arroz branco, cenoura e beterraba", destaca a profissional.

Home - Veterinária - Cachorro com diabetes pode comer ovo? Sim, os ovos são bons para um cão diabético porque são uma boa fonte de proteína e não causam aumento nos níveis de açúcar no sangue. Uma dieta saudável, nutritiva e equilibrada é uma das chaves para a saúde geral.

Os legumes continuam liberados, pincipalmente a cenoura. Frutas também, mas nunca em excesso já que possuem açúcar natural. Dê preferência para carnes magras e alimentos integrais.

Uma queda grave nos níveis de açúcar (hipoglicemia grave), pode ocasionar alguns sintomas no cachorro, como: convulsões, tremores, respiração lenta, agitação, pupilas dilatadas, espasmos musculares, confusão (não reconhece seu dono), desorientação, fraqueza e pode, inclusive, levar o animal ao coma.

O diabetes em cães e gatos é provocado por uma deficiência parcial ou absoluta do hormônio insulina (Diabetes Mellitus) e por distúrbios hídricos relacionados ao hormônio antidiurético (Diabetes Insipidus). As consequências desse problema são graves e semelhantes em ambas as espécies.

O diagnóstico de diabete insípido é estabelecido, quando os exames laboratoriais de rotina, que visam descartar as principais enfermidades que cursam com PU/PD, fornecem resultados normais e o animal, após teste de privação hídrica, não concentra a urina adequadamente (CHASTAIN & GANJAM, 1986; FELDMAN & NELSON, 1989; ...

Frutas: maçã, pêra, mamão, melão, banana(pouca quantidade), damasco (1 seco/dia)etc. Óleo vegetal: algodão, girassol, milho, soja.