Como destravar um bloqueio mental?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO. Entender como superar um bloqueio mental é como superar um platô – aqueles lugares da vida em que a mente, o corpo e as emoções ficam paralisadas. ...
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE. ...
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO. ...
  4. REPROGRAME SUA MENTE. ...
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

Os sintomas de bloqueio emocional podem ser notados no dia a dia. São eles: Evitar situações. Pessoas que apresentam bloqueio emocional causado por algum trauma ou situação ruim do passado tendem a evitar situações, especialmente aquelas que exigem que a pessoa seja social.

Tipos de bloqueio emocional:

  • Bloqueio emocional no relacionamento amoroso.
  • Bloqueio emocional na amizade.
  • Bloqueio emocional no trabalho.

Sintomas do bloqueio emocional
Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas; Falta de interesse; Sentir emoções negativas constantemente; Constante dificuldade para tomar decisões.

O bloqueio de pensamento é um tipo de transtorno da velocidade de pensamento caracterizada pela interrupção brusca da ideia em curso bloqueando o fluxo do pensamento, retomando ou não a ideia posteriormente.

Quando você está emocionalmente bloqueado, você tem um relacionamento nada saudável com suas próprias emoções. Sugiro que faça terapia para buscar a causa, vários acontecimentos passados podem estar te causando isso, precisa ser identificado a causa. Olá!

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Na prática, esse bloqueio impede aquele sofrimento de forma pontual, mas não significa que vai perdurar a vida toda. Em muitos casos, observamos pessoas que criam barreiras ao longo da vida, definidas como fortes e poderosas. Até que, um dia, esses bloqueios são quebrados e elas ficam completamente perdidas.

Tudo o que você precisa fazer é aprender como nosso inconsciente funciona dando um novo significado aos sentimentos que causaram estresse, dor ou tristeza. Você terá melhor compreensão de si mesmo e das pessoas ao seu redor e com isso irá criar melhores habilidades na vida pessoal, profissional e nos relacionamentos.

Um bloqueio não costuma ser fácil de identificar. Assim como nem sempre é fácil saber o nome de uma planta. Mas é fácil identificar uma árvore pelo fruto. Você pode ter uma pista de bloqueio observando algum comportamento frequente seu ou algo que te deixa nervoso, ansioso ou triste.

A tendência é que tenhamos mais de 200 bloqueios emocionais na nossa vida e geram bloqueios mentais.

"Para algumas pessoas, estabelecer vínculos e ter cumplicidade pode ser algo que remete à frustração e tristeza" Em consequência de vivências passadas, muitas pessoas têm medo de amar. Elas temem que não encontrem alguém interessante, sejam traídas ou não experimentem aquilo tudo que esperam de uma relação.

Um Bloqueio Mental nada mais é do que uma forma de repressão incontrolável ou resistência que seu cérebro elabora, podendo derivar de inúmeras causas com prevalência nas emocionais. Ele pode parecer uma forma de defesa da pessoa para afastá-la de algo que possa gerar sofrimento ou rejeição.

De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.

5 passos para se curar de um bloqueio emocional

  1. Compreensão. O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! ...
  2. Assumir a responsabilidade. É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. ...
  3. Sinta cada emoção. ...
  4. Entenda a origem da emoção. ...
  5. Se recupere.

5 dicas de como desligar-se emocionalmente

  1. Saiba discernir “indiferença” de “independência”
  2. Conheça as suas qualidades.
  3. Identifique as suas carências emocionais.
  4. Descubra atividades prazerosas.
  5. Seja responsável pela sua felicidade.

6 segredos para fazer alguém se abrir com você

  1. Seja você mesmo. A autenticidade exige a autenticidade… ...
  2. Pratique a escuta ativa. A escuta ativa recebeu várias definições. ...
  3. Não julgue. ...
  4. Empatia. ...
  5. Encontre um tópico para começar. ...
  6. Tomar a iniciativa. ...
  7. Fazer alguém se abrir: um exercício útil.