Como destravar solenóide ABS?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Como destravar o solenóide do ABS? Abra o parafuso do sangrador. Em seguida, use um grampo (ferramenta). Isso impedirá a sujeira na unidade hidráulica do freio e você conseguirá destravar o solenóide do ABS.

Barulhos na Frenagem
Quando estão em perfeita condições de funcionamento, os freios ABS causam apenas ruídos tradicionais de destravamento da roda em freadas mais agressivas. No entanto, barulhos ao acionar os freios, são sinais de alerta. Pode ser que este som seja pelo desgaste das pastilhas.

As válvulas solenóides podem não abrir devido a falta de energia, pressão irregular, voltagem errada, sujeira sob o diafragma, corrosão, componentes ausentes ou queima da bobina.

É possível dirigir com a luz de freio ABS acesa, mas é altamente recomendável não fazê-lo, pois reduz sua segurança e pode levar a sérios danos ou mesmo acidentes. Se a luz de ABS permanecer acesa após ligar o motor, é melhor levar seu carro a um mecânico certificado o mais rápido possível para inspeção e reparos.

SENSOR ABS COM DEFEITO: SINTOMAS
Em caso de falha dos sensores de rotação da roda é possível detectar as seguintes características do sistema: Iluminação da luz de controle do ABS. Armazenamento de um código de erro. Bloqueio das rodas durante a frenagem.

O circuito basicamente funciona da seguinte forma, ao apertar o botão o relé é acionado fechando a conexão de alimentação da válvula solenoide fazendo com que ela libere o fluído, e ao pressionar o botão novamente o relé volta ao estado inicial.

Uma válvula solenóide de atuação direta normalmente opera em 5 a 10 milissegundos. O tempo de operação de uma válvula pilotada depende do seu tamanho; Os valores típicos são de 15 a 150 milissegundos.

É importante notar que, quando uma válvula solenóide é energizada por longo período, a bobina se aquece e neste caso só é possivel tocar a caixa do solenóide com a mão por pequenos instantes. Este aquecimento é normal para uma válvula solenóide.

A manutenção desses freios deve ser realizada com maior frequência, sendo indicada a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, isso porque os freios ABS são mais suscetíveis ao entupimento em suas unidades hidráulicas.

Vários fatores podem ocasionar o travamento da roda. O mais comum é o excesso de pressão hidráulica sobre as pinças de freio o que faz com que as rodas percam rapidamente velocidade, levando o sistema até a zona de risco de travamento.

É necessário ir em uma oficina especializada para que esse problema o sistema de freios seja devidamente avaliado e você tenha a segurança necessária para confiar a sua integridade e a do seu veículo.

1: Com o auxílio de uma chave de fenda, desconectar a bobina. Em seguida, com o auxílio de uma chave Torx, abrir a tampa da válvula. 3: Após, retirar os componentes internos, observando a correta posição dos mesmos. 4: Limpar e verificar o estado das superfícies de vedação e o estado geral do conector elétrico.

Solenoide é apenas um termo usado para bobina de fio, como um eletroímã. Ele se refere a qualquer dispositivo que possa converter energia elétrica em mecânica, usando solenoide. Consiste de uma bobina feita com um fio fino e enrolada em um núcleo metálico.

Para permitir a passagem de gasolina, existe uma válvula chamada Válvula Solenoide, que utiliza o mesmo principio do motor de partida e alternador (eletromagnetismo) , que faz a passagem de combustível necessário para os primeiros giros.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

Representada pelo desenho de um “motorzinho”, a luz da injeção acesa pode indicar que há algum problema ou alteração no funcionamento do carro. Desenvolvido para substituir o carburador, o sistema de injeção eletrônica tem como função controlar a quantidade de ar e combustível que entra no motor.

Os sensores ABS, geralmente estão localizados na manga de eixo do veículo (rodas dianteiras) e no eixo (rodas traseiras).

Tipos de sensores de ABS
Os dois tipos básicos são os sensores de ABS ativos e passivos. Os sensores ativos necessitam de uma fonte de energia externa para funcionar e destinam-se a rodas codificadoras dentadas/magnéticas. Existem ainda dois tipos de sensores ativos: sensores Hall e sensores magneto resistivos.

E, para se certificar de que há ABS na motocicleta, o painel pode ter a sigla "ABS" em amarelo, compondo as luzes de advertência. Alguns modelos têm a tecla ABS para ativar e desativar o sistema.

Quando a alavanca de acionamento esta paralela com a passagem da válvula, ela estará aberta. E quando a alavanca estiver perpendicular à passagem, a válvula estará fechada. Isso faz muito fácil saber se a válvula está aberta ou fechada. A abertura das válvulas será feita no sentido anti-horário.

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