Como dessalgar o camarão?

Perguntado por: epires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Ferva o camarão em um litro de água para retirar o excesso de sal, durante 10 minutos. Escorra e lave em água corrente por mais cinco minutos.

O tempero para o camarão frito é básico, mas garante muito sabor: alho amassado, caldo de limão e sal. Porém, atenção à dica: o sal só deve ser adicionado depois que o camarão estiver frito. Isso porque os camarões possuem muita água e, ao colocar sal durante o preparo, eles vão desidratar e ficar borrachudos.

“É preciso observar a cabeça e o rabo, que devem estar bem firmes à carne. A carapaça deve estar aderente à pele. Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.

A tripa, linha preta dentro do camarão é uma víscera do crustáceo e deve ser retirada antes do cozimento. Acredita-se que ela possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio (este tanto por dentro quanto na casca).

As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo. No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso.

O camarão cozinha rapidamente, em média entre 1 e 4 minutos. Para evitar que fique borrachudo, não cozinhe demais o camarão. Verifique a coloração do camarão: a carne cinzenta e translúcida torna-se esbranquiçada, opaca, com uma coloração levemente rosada.

O camarão fica borrachudo quando passa do ponto.
Isso pode acontecer com qualquer método de cozimento, por isso é importante ficar de olho nos camarões.

seis meses

O camarão cru congelado tem durabilidade de seis meses, enquanto a lagosta pode ficar até três meses, no máximo, dentro do freezer. Os mariscos podem ficar entre três e quatro meses no freezer. Já polvos e lulas de dois a três meses. Podem ser congelados por até seis meses.

O limão é uma fruta muito utilizada para temperar o camarão. Isso porque o suco cítrico da fruta ajuda a intensificar o sabor do crustáceo, tornando a receita ainda mais gostosa.

Para camarões macios e adocicados, utilize a técnica de deixá-los de molho na salmoura: para cada ½ kg de camarão, misture em uma vasilha grande 2 litros de água, ¼ de xícara (de chá) de sal e ¼ de xícara (de chá) de açúcar. Coloque os camarões já limpos e descascados na salmoura por 30 minutos.

Camarão cinza: é da mesma espécie do camarão rosa, mas com tonalidade mais opaca e menos carne. Este é o tipo de camarão mais cultivado no mundo, inclusive no Nordeste do Brasil. Muito indicado para petisco.

A forma de utilização é imergir o camarão, imediatamente após a colheita, em uma solução que pode ser de 10% a 12% por quinze a vinte minutos com água e gelo.

Como facilitar a higienização com vinagre
O truque é simples: basta você deixar o camarão marinando alguns minutos no vinagre até a casca soltar com mais facilidade. Assim, é só seguir os processos comuns: remover a cabeça, a casca e as patas, retirar as vísceras do animal, e o camarão estará pronto para uso.

Segundo a especialista em nutrição, Beatriz Robles, “o recomendável é não comer a cabeça dos camarões nem o corpo dos caranguejos, enquanto que as pernas no caso dos caranguejos e o corpo no caso dos camarões se podem consumir, porque a quantidade de cádmio presente não é elevado, não representado qualquer perigo para ...

Estas manchas negras acontecem, porque na presença de oxigénio, as enzimas naturais do camarão, transformam compostos incolores em complexos acastanhados/pretos. Para prevenir este escurecimento, pouco apelativo ao consumo, a indústria alimentar pode ter de mergulhar o camarão numa solução com sulfitos.

A melanose, também conhecida como “pontos escuros” do camarão, é um processo que ocorre de forma espontânea em pescados como camarões e lagostas. A principal característica do camarão com melanose é o surgimento de manchas escuras e do progressivo escurecimento, por causa da formação de melanina.

De acordo com a nutricionista, não há contraindicação do consumo de camarão no período menstrual nem relação do consumo do fruto do mar com o odor da menstruação. "Há pessoas que se sentem inchadas, mas isso ocorre por conta da quantidade de sódio no alimento, não é restrito ao camarão.

Mas para que o alimento não perca suas propriedades, o mais indicado é cozinhá-lo no vapor. O camarão é rico em vitaminas, como as do complexo B, que atuam no metabolismo; vitamina D e vitamina E, que previne o aparecimento de doenças neurológicas.