Como dessalgar costela rápido?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Para fazer isso, basta colocá-la em uma panela com bastante água, acrescentar 1 copo cheio de leite frio ou em temperatura ambiente e levar para ferver a fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, é só escorrer a água, lavar a carne com uma outra água limpa e prepará-la normalmente.

Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.

Dessalgue a costela deixando de molho durante 24 horas trocando a água de 2 em 2 horas. Depois de tudo isso vamos ao preparo. Com a costela já dessalgada, coloque 1/2 copo de azeite em uma panela de pressão, acrescente 3 dentes de alho bem picados, deixe corar e logo em seguida coloque a costelinha.

Como tirar o sal de carne que ficou salgada
Tempere com algum ingrediente doce ou ácido: tempere a carne com um pouco de açúcar, mel, suco de limão ou vinagre.

A água é a melhor forma de dessalgar carne seca. Para tirar o sal da carne seca com água basta cortar a carne em cubos e deixar de molho em água fria por pelo menos 12 horas, fazendo trocas de água a cada 4 horas.

O nome desse processo é osmose. Ao colocar sal na água, você torna o líquido mais salgado que a carne, forçando a água a sair. E o fluxo de água acaba levando consigo um pouco do sal preso na peça, o que acelera a dessalga.

Para tirar o sal do feijão durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos com os grãos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

O método tradicional para dessalgar a carne-seca consiste em deixá-la de molho num recipiente com água por aproximadamente 24 horas.

Corte as tiras em cubos grandes. Em uma panela, coloque a carne picada e cubra com água em temperatura ambiente. Ligue em fogo alto e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, escorra a água do cozimento e lave novamente em água corrente.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Diluir água
Num prato com molho é possível diluir o sal a mais em água, devendo esta ser adicionada fria e aos poucos, para que não fique em excesso ou estrague a textura dos alimentos que estão a ser cozinhados.

Para retirar a gordura e o sal das carnes secas, sem precisar deixar de molho coloque-as numa panela grande, com no mínimo 3 litros de água para ferver, acrescente as carnes e após levantar fervura, ferva por 10 minutinhos. Se você tiver tempo troque mais de uma vez a água da fervura.

  1. Comece o preparo da feijoada no dia anterior para dessalgar as carnes. Descarte o excesso de gordura das peças. ...
  2. Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com bastante água e leve à geladeira. Deixe de molho por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas, de preferência.

10 minutos

Para dessalgar, basta cortar a carne em cubos e ferver em água até 2x para retirar o sal e colocar direto no preparo da feijoada. Não passar de 5 a 10 minutos cada fervura.

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto, e frite a costelinha até dourar. Retire e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até dourar. Volte a costelinha à panela, junte o louro, sal, pimenta, a água e cozinhe por 35 minutos ou até a costelinha amaciar e o líquido secar.

No momento do preparo, depois de cortar e antes de fazer o prato, deve-se fazer a limpeza com água quente e escaldar principalmente se for carne de frango ou porco.

Carnes para feijoada: lombo de porco, costela suína e carne seca são algumas das principais. Por terem um sabor característico e delicioso, o lombo de porco, a costela suína e a carne seca são algumas das principais opções de carnes para feijoada.

Além de afetar o sistema cardiovascular, o excesso de sal no organismo pode ocasionar problemas nos rins, levando ao comprometimento do órgão. A grande quantidade de sal pode provocar dificuldades de eliminação dessa substância e, consequentemente, o acúmulo no organismo, o que pode resultar em cálculos renais.

Reduzir o consumo de sal contribui para a redução da pressão arterial, o que pode trazer benefícios à saúde e ajudar a manter um coração saudável. Como a maioria de nós consome mais do que a quantidade recomendada por dia (5 gramas ou 1 colher de chá), é importante procurarmos maneiras de reduzir esta quantidade.

O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, troque a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas.